Estabelecer uma boa comunicação é importante no ambiente de trabalho, razão pela qual o profissional deve desenvolver a habilidade da escuta ativa. Dessa maneira, a técnica auxilia as pessoas a ter uma conversa dinâmica, respeitosa e com a atenção necessária entre os interlocutores.
Para colocar em prática a escuta ativa, é recomendado trabalhar a empatia e a habilidade para solucionar problemas rapidamente. Além disso, é ideal prestar atenção nos gestos corporais enquanto se fala. Dessa maneira, o método também pode ser aplicado no dia a dia, com amigos e familiares.
A importância da escuta ativa
Escutar com atenção o colega de trabalho é fundamental para que as tarefas continuem sendo realizadas com sucesso e respeito. A prática deixa as coisas mais claras, objetivas e ricas em detalhes, que podem ser discutidas depois, reforçando o modelo do feedback.
Além disso, a escuta ativa consegue apaziguar situações desconfortáveis, como é o caso do machismo, desrespeito ou brigas entre os colaboradores. Geralmente, o RH é quem cuida dessa parte. Entretanto, os funcionários podem desenvolver a técnica e auxiliar os colegas de trabalho, ajudando a criar um clima organizacional positivo.
Benefícios da escuta ativa
- Boa interação;
- Melhora das relações interpessoais;
- Solução de problemas de clientes ou do time;
- Desenvolvimento da empatia;
- Diminuição de conflitos e fofocas;
- Aquisição de novas informações e observações;
- Otimização do trabalho em equipe.
Tipos de escuta
Escuta passiva
Com o intuito de auxiliar o colega de trabalho, escuta-se pacientemente o indivíduo, sem interrompê-lo. Por fim, inicia-se a reflexão sobre o que foi dito.
Escuta reflexiva
A escuta reflexiva consiste em ouvir o que o outro está dizendo e repetir, em seguida, o que foi dito anteriormente. Dessa maneira, mostra-se que está ouvindo e acompanhando devidamente o raciocínio.
Dicas para desenvolver a escuta ativa
- Mantenha o foco;
- Escute atentamente o que a pessoa tem a dizer;
- Respeite os limites do outro;
- Preste atenção nos gestos e no corpo;
- Não julgue;
- Faça um debate saudável e com respeito.
Cresça profissionalmente com o Amarelinho
Há 40 anos, o Amarelinho compartilha dicas, artigos, notícias e tendências sobre o mercado de trabalho. Dessa maneira, temos a missão de ajudar os trabalhadores brasileiros a crescer pessoal e profissionalmente. Portanto, aproveite e acompanhe nosso blog e redes sociais, para não perder nenhuma atualização.