Importância em receber o feedback

9 de dezembro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Antes de mais nada, receber o feedback significa ser avaliado por alguém (colega ou superior). É uma das principais ferramentas para o desenvolvimento profissional tanto para reforçar comportamentos quanto para dar visibilidade a pontos de melhoria. 

Mas por que ele é tão importante? O Amarelinho te explica! 

 

Quando receber o feedback?

É bom receber feedback, sempre. Afinal, é uma oportunidade para entender o que está funcionando, como o colaborador está se comportando, quais ajustes podem ser feitos e o que pode ser melhorado. 

Quando o trabalho está bom, é muito importante que o funcionário tenha retorno de seus colegas e líderes. Nesse sentido, o feedback é uma forma de reconhecer o serviço prestado e incentivar a sua continuidade. 

Por outro lado, se algo não está funcionando bem, o colaborador precisa ter a oportunidade de ajustar o trabalho e aperfeiçoar as entregas. Para isso, precisa receber orientações por parte dos demais colaboradores e superiores. 

 

Como as empresas aplicam o feedback?

Cada empresa trabalha de uma forma diferente. Muitas já entenderam a importância do colaborador receber o feedback e implementaram ciclos de avaliação periódicos, sejam trimestrais, semanais ou anuais. Por outro lado, algumas organizações incentivam feedbacks constantes para que todos saibam o que está funcionando e o que pode melhorar. 

 

Identificando pontos fortes e fracos 

Receber o feedback é um caminho para o desenvolvimento profissional. De fato, as pessoas mais experientes enxergam com mais clareza os pontos fortes e fracos da performance do colaborador.

 

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Lembrando que não se trata de receber broncas, mas ter as qualidades pontuadas e a consciência do que precisa ser melhorado, trazendo mais segurança ao funcionário.

 

Tipos de feedback

Feedback positivo: o feedback positivo tem como objetivo mostrar que o comportamento do funcionário agradou. Quando alguém faz algo legal, deve receber o reconhecimento para se sentir estimulado(a)  a repetir as mesmas atitudes. Caso haja omissão, o procedimento pode não se repetir. 

 

Feedback corretivo: apesar da carga negativa, não deixa de ser necessário. Isso mostra ao colaborador os pontos em que precisa melhorar, como comportamento inadequado ou algo que afete negativamente o desempenho profissional. 

 

Não leve para o lado pessoal 

Sabemos que é difícil, mas quando receber o feedback, veja como uma oportunidade de desenvolvimento. Portanto, esteja consciente de que está fazendo o seu melhor, mas que pode aperfeiçoar ainda mais. 

 

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