Concurso para pessoas com deficiência: veja o que mudou

12 de dezembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

Todo mundo já teve aquele momento com a família onde um parente sugere fazer um concurso público para garantir sua estabilidade financeira. Durante muitos anos, esta era a única maneira de conquistar altos salários e uma série de benefícios atraentes ao funcionário, como bons planos de saúde, auxílios alimentação com valores interessantes e por aí vai.

Para as pessoas com deficiência, essa era uma das poucas opções de emprego “garantido”, capaz de permitir uma vida com o mínimo conforto necessário. Diz-se “era”, pois o governo Temer realizou algumas mudanças que podem prejudicar os futuros candidatos a cargos públicos.

De acordo com a matéria no site Notícia Concursos, a nova proposta exclui a necessidade de adaptações adicionais, durante o curso de formação, se houver, e também no estágio probatório ou no período de experiência.

“Os critérios de aprovação nas provas físicas para os candidatos com deficiência, inclusive durante o curso de formação, se houver, e no estágio probatório ou no período de experiência, poderão ser os mesmos critérios aplicados aos demais candidatos, conforme previsto no edital”, diz o texto.

Candidatos com deficiências serão avaliados como os demais em provas físicas

Segundo a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, o novo decreto é inconstitucional por ferir o artigo 3º da Constituição Federal de 1988 – que trata dos princípios da dignidade, do pluralismo, da igualdade e da não-discriminação –, além de desrespeitar as diretrizes estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e pela Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, que ganhou status de emenda constitucional.

A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, em entrevista ao site Portal Bragança explica como essa mudança foi pautada no total desconhecimento sobre a deficiência: “a intuição de que algumas ocupações ou alguns cargos não condizem com a deficiência é preconceito, discriminação e desconsidera conceito atual de deficiência, que não está centrado no sujeito, e sim em seu entorno”, explica.

Infelizmente, o cenário para pessoas com deficiência vem se estreitando nos últimos dias, é preciso estar atento para as próximas notícias. Esperai e vigiai, companheiros.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar