5 dicas para aproveitar ao máximo palestras e eventos sobre mercado de trabalho

30 de novembro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Expandir o conhecimento e estabelecer uma rede de relacionamento com novas pessoas é sempre uma boa pedida dentro do mercado de trabalho. E sabe uma ótima maneira de se fazer isso? Por meio de palestras e eventos. Sendo assim, o Amarelinho separou dicas essenciais para que os trabalhadores possam tirar o melhor proveito destas situações. 

Como aproveitar melhor as palestras e eventos

Apenas comparecer a estas ocasiões não basta, se o profissional não souber tirar proveito disso e abrir portas para sua carreira. É por isso que algumas estratégias são fundamentais e podem ser aplicadas para quem deseja usá-las a seu favor e se destacar. Confira! 

Estude a programação e mapeie seus interesses

Chegar a palestras e eventos de grande porte sem ter estudado brevemente a programação pode ser um tremendo erro, pois fará você perder mais tempo e até mesmo atividades de interesse. Por isso, vale a pena acompanhar o site do evento e se planejar. 

Confira os palestrantes, expositores e temas de painéis com antecedência e crie um pequeno roteiro para o dia. Isso o ajudará a mapear seus interesses e definir prioridades, caso duas palestras ocorram ao mesmo momento, por exemplo.

Ao definir sobre quais temas participar, dê preferência para aqueles que ainda não domina. Não se esqueça de ficar de olho em tendências e novas tecnologias, algo extremamente importante para profissionais que querem se manter atualizados no mercado.

Participe ativamente das atividades

Esteja, de fato, presente no evento, ou seja, não apenas fisicamente. Esse pode ser um momento importante para a sua evolução profissional, por isso tente ficar longe de distrações, como o celular, e foque em realmente absorver o máximo de conhecimentos possíveis. 

Além disso, não tenha receio ou vergonha de participar ativamente dos debates, palestras e workshops. Aproveite para interagir com os demais participantes, tirar dúvidas e trocar informações para aprofundar ainda mais o seu aprendizado.

Foque em networking estratégico

Ir a palestras e eventos e não aproveitar para expandir sua rede de contatos e criar relacionamento com outros profissionais se configura quase como uma perda de tempo. Lembre-se que o networking é uma ferramenta importante para se destacar e te ajudar a conseguir boas recomendações e parcerias. 

Para isso, aproveite os momentos de intervalo e coffee break para conhecer melhor os outros participantes. Troque cartões de visita, contatos e perfis nas redes sociais. Mas vale ressaltar que não basta criar os contatos no evento e sumir. É preciso construir um relacionamento pós-evento, enviando mensagens e interagindo sempre que possível.

Absorva o conhecimento em palestras e eventos

O volume de informações disseminadas em eventos profissionais e de RH costuma ser grande. Assim, uma dica para não deixá-las passar batido é anotar o conteúdo disponibilizado. Concentre-se em marcar apenas os pontos principais, ou seja, as grandes sacadas que ouviu e tópicos que despertaram sua atenção. Também é válido anotar as fontes que valem a pena ser aprofundadas posteriormente. 

Coloque em prática o que aprendeu

Por fim, é importante aproveitar os recursos pós-eventos. É comum que sejam disponibilizados materiais complementares, como slides da apresentação, planilhas, vídeos etc. Eles serão úteis para a revisão do conteúdo. Tire um tempo para rever aquilo que foi levantado e, claro, pratique o que aprendeu quando voltar ao trabalho. Se puder, compartilhe o conhecimento com colegas, pois ensinar é aprender duas vezes. 

Encontre sua vaga de emprego

E por falar em oportunidades, se você estiver em busca de um novo emprego, não pode deixar de acompanhar as vagas postadas no site do Amarelinho. Aproveite e fique sempre ligado em nosso blog para conferir dicas sobre mercado de trabalho. Siga-nos pelas redes sociais.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar