O governo lançou, no dia 6 de junho, o programa Desenrola, uma ação que permite a renegociação de dívidas de até R$ 5 mil e, consequentemente, limpar o nome do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito. A iniciativa será válida para inadimplência adquirida até 31 de dezembro do ano passado.
A iniciativa era uma promessa de campanha do presidente Lula, que tem buscado realizar ações que ajudem a melhorar a economia e, consequentemente, a vida dos brasileiros. No entanto, a novidade deve começar a valer somente em julho, quando os credores começarão a se cadastrar em uma plataforma que ainda está sendo desenvolvida. Segundo o Ministério da Fazenda, cerca de 70 milhões de pessoas devem ser atendidas pelo programa.
Saiba mais sobre o programa Desenrola
Além de renegociar dívidas, o programa Desenrola vai também atender pessoas que estão em débito com os bancos públicos ou privados.
Até o momento, foram criadas duas faixas, com condições de negociação diferentes: na primeira, o governo dá garantias aos credores e condições de pagamento facilitadas; enquanto na faixa 2, o governo dará incentivos aos bancos que aderirem ao programa.
Dessa maneira, podem participar da faixa 1 os cidadãos que recebem até dois salários-mínimos ou que estejam inscritos no CadÚnico. Dívidas em crédito rural e financiamento imobiliário não serão aceitos. O pagamento da dívida poderá ser à vista ou por financiamento bancário em até 60 meses, sem entrada.
Já a faixa 2 é destinada para pessoas que contraíram dívidas com bancos. Assim, as instituições, privadas e públicas, poderão oferecer aos clientes diversas possibilidades de renegociação de forma direta.
Além disso, os beneficiários serão incentivados a fazer um curso de educação financeira, por meio do qual aprenderão a usar o dinheiro de forma correta.
Para mais dicas, acompanhe O Amarelinho
Com o intuito de auxiliar os profissionais brasileiros a crescer pessoal e profissionalmente, o Amarelinho compartilha semanalmente dicas, cursos e notícias. Portanto, acompanhe nosso blog e redes sociais para não perder nenhuma atualização!