A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está com inscrições abertas para três cursos gratuitos e online. Os interessados devem realizar a inscrição acessando o portal Escola Virtual. Depois que a matrícula for confirmada, já é possível começar os estudos imediatamente. Por serem cursos livres, não há exigência de pré-requisitos. Após a conclusão, todos os cursos oferecem certificado, também sem custo adicional.
Mais informações sobre os cursos online da Anvisa
A ANVISA oferece três cursos. Dois deles com 100 horas de duração cada: “Introdução à Vigilância Sanitária” e “Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde“. Enquanto o curso de “Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação” conta com apenas 12 horas de duração.
Introdução à Vigilância Sanitária
A missão da Vigilância Sanitária é proteger a saúde da população e promover a qualidade de vida por meio do controle dos riscos sanitários. As ações do órgão visam a orientar a correção de eventuais falhas que possam comprometer a qualidade dos serviços oferecidos à população. A depender da irregularidade verificada, o fiscal deve atuar fazendo valer a lei, agindo e até interditando o local, tendo em conta o risco envolvido.
No curso, serão abordados tópicos como A Vigilância Sanitária no SUS e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), Planejamento e Programação das Ações, entre outros.
Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde
Com o propósito de promover conhecimentos que permitam avaliar e melhorar a qualidade dos processos assistenciais e a segurança do paciente, compreendendo os fundamentos técnicos relacionados. Além da Introdução à Segurança do Paciente e Qualidade, o aluno ainda aprende sobre os Protocolos de Segurança do Paciente e Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde.
Como resultado, é possível promover a utilização de protocolos de segurança, além de criar uma cultura de segurança, em que os profissionais atuem preventivamente contra os riscos à saúde.
Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de manipulação de alimentos refere-se à segurança alimentar. Em suma, está inserido em um conjunto de práticas a serem seguidas para eliminar qualquer elemento nocivo à saúde pública.
São muitos os requisitos que um manipulador de alimentos deve cumprir para realizar seu trabalho corretamente e garantir a saúde dos consumidores. Entretanto, o mais importante é o de receber treinamento correto, ou seja, garantindo a manipulação e a segurança alimentar.
Vale lembrar que todos os alimentos passam por um longo processo até chegar ao consumidor final.
Além de garantir a saúde dos consumidores e o bom estado dos alimentos, esta formação será totalmente necessária para quem pretende começar a trabalhar no setor alimentar. Definitivamente, empresas tendem a preferir um trabalhador que já tenha um conhecimento no assunto comprovado por meio de certificações, pois, nesse sentido, estão preparados. Entre os tópicos abordados no curso estão: Entendendo a Contaminação dos Alimentos, Higienização, Manuseio do Lixo e Controle de Vetores e Pragas, entre outros.
Invista em capacitação profissional e busque sua vaga
Por fim, é hora de cadastrar o seu currículo no portal do Amarelinho. São diversas oportunidades para você se inscrever e conquistar um emprego. Nesse sentido, siga a gente também no Facebook e Instagram para continuar por dentro de novidades e cursos gratuitos. Boa sorte!