Procurar um emprego muitas vezes é cansativo e estressante. Porém, em certos casos, basta uma indicação para que todas as portas se abram. Vamos supor que você esteja vendo as vagas disponíveis aqui no Amarelinho. Encontrou uma oportunidade interessante e descobriu que, por coincidência, conhece uma pessoa que trabalha na mesma empresa. Será que você pode conversar com ela e pedir aquela forcinha na recomendação? Em síntese, sim.
Às vezes, por falta de confiança, é comum o candidato não acionar a sua rede de contatos. Mesmo que você não tenha um relacionamento direto, o seu vínculo pode facilitar o acesso às oportunidades de trabalho na empresa. Isso porque indicações são altamente valorizadas no mercado de trabalho, uma vez que se baseiam na confiança. Além disso, elas agregam valor ao seu histórico profissional.
Dicas para obter uma indicação profissional
Deixe a vergonha de lado
Sabe aquela pessoa que só se lembra de você quando precisa de algo? Pois é. Quando o que está em jogo é uma vaga de emprego, é normal ter medo de virar justamente tal pessoa. Porém é preciso lembrar que todos nós precisamos de favor em algum momento da vida. E pode ser inclusive de ex-colegas, com quem nem sempre conseguimos manter contato. Seja para encontrar um novo emprego, procurar clientes ou acessar determinadas informações. Portanto, não custa nada arriscar, certo?
Cuidado com o tom da mensagem
Colegas não são necessariamente amigos, mas todos sabemos que a educação é a base de tudo. Lembre o seu contato de onde ele te conhece, explique o que você tem feito e a situação pela qual está passando. Mas cuidado para não soar desesperado ou muito exigente ao pedir a indicação. O ideal é ser objetivo, sem enrolações, deixando o seu contato o mais confortável possível. Aproveite e envie materiais que possam auxiliar no processo seletivo como o seu currículo e portfólio, por exemplo.
Sempre mostre apreciação
Sempre agradeça pela resposta, independentemente de seu contato ajudá-lo ou não. São atitudes assim que constroem confiança e fortalecem as relações profissionais. Caso não dê certo dessa vez, em uma próxima oportunidade, pode ser que ele logo se lembre de você.
Mantenha contato após a indicação
Aproveite a interação para manter um contato mínimo com a pessoa. Mesmo que seja apenas adicionando à sua rede LinkedIn ou outra rede social. Nunca se sabe quando podemos precisar de uma ajuda, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Veja as vagas disponíveis no Amarelinho
Agora, que tal dar uma olhada nas vagas de emprego que selecionamos para você? Toda semana são diversas oportunidades para dizer adeus ao desemprego. Aproveite e boa sorte!