Segurança e saúde no trabalho: acidentes aumentaram nos últimos dez anos

29 de abril de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

De acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em parceria entre o Ministério Público e o Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 6,7 milhões de acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes, foram comunicadas no país nos últimos dez anos.

A pesquisa ressalta que, em 2022, o agente causador mais citado em notificações de acidentes foi a motocicleta, ou seja, os entregadores são os profissionais que mais se prejudicam e que estão mais vulneráveis a possíveis acontecimentos durante o trânsito.

Desse modo, em decorrência do aumento de casos, é importante que as empresas criem um planejamento sobre segurança e saúde no trabalho, oferecendo as melhores qualidades aos colaboradores.

 

O que significa segurança e saúde no trabalho?

As medidas, desenvolvidas pela empresa, previnem doenças e acidentes dos funcionários. Além de preservar a saúde e o bem-estar físico e mental dos colaboradores. 

Dessa maneira, é considerado acidente de trabalho todo e qualquer tipo de lesão que um profissional sofre, seja ela permanente ou temporária, decorrente da execução de suas tarefas profissionais.

No Brasil, é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que regulamenta as normas que conduzem a segurança e saúde no trabalho.

 

Segurança e saúde no trabalho de acordo com a legislação

Com o objetivo de garantir a integridade dos colaboradores, a legislação prevê regras que a empresa deve cumprir. Nesse sentido, se a lei não for cumprida, é aplicado penalidades ao recrutador, previstas na legislação pertinente.

Normas regulamentadoras

As normas regulamentadoras, conhecidas como NRs, são obrigações e deveres que a empresa precisa cumprir para garantir a segurança e saúde do time no trabalho. 

Multas

As multas trabalhistas estão previstas na norma regulamentadora nº 28, que define como leves e graves. Inclusive, muitas das infrações estão direcionadas a falta de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e de treinamentos. Portanto, o valor das multas varia entre R$ 670 a R$ 6 mil reais.

 

Desenvolvendo a segurança e saúde no trabalho

Mapeamento de riscos

Cada função de trabalho possui um risco, por isso, a empresa precisa mapeá-los para, em seguida, criar um método de prevenção.

Treinamentos

Uma das medidas mais importantes para garantir as medidas é treinar e orientar os colaboradores periodicamente.

Uso de EPIs

Não adianta apenas oferecer equipamentos, é importante que os funcionários usem corretamente, respeitando as normas de segurança do Ministério do Trabalho. 

 

Acompanhe outras dicas no Amarelinho

O Amarelinho compartilha semanalmente dicas e artigos que auxiliam o profissional brasileiro, garantindo o bem-estar. Portanto, acompanhe nosso blog e redes sociais.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar