Aumenta o número de empregos para PCDs

Escrito por: Redação O Amarelinho

O número de empregos formais para pessoas com deficiência (PCDs) cresceu em 2017. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, mostram que o conjunto de PCDs empregadas chegou a 441,3 mil vínculos empregatícios. Em comparação a 2016, foram 22,8 mil novos postos de trabalho preenchidos por PCDs, representando um aumento de 5,5%.

Segundo o chefe de divisão para Inclusão de Pessoas com Deficiência e Combate à Discriminação no Trabalho, João Paulo Reis, os números mostram que o mercado para esses trabalhadores vêm crescendo ano a ano no Brasil. “A crescente fiscalização realizada pelos auditores fiscais para que as empresas cumpram suas obrigações legais tem contribuído para o aumento do estoque de empregos formais voltados para pessoas com deficiência e reabilitados, com sua inclusão no mercado de trabalho”, diz ele.

João Paulo Reis da divisão para Inclusão de Pessoas com Deficiência e Combate à Discriminação no Trabalho (Foto: Edu Andrade/ASCOM/Ministério do Trabalho)

De acordo com o artigo 93 da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, as empresas com 100 ou mais empregados devem preencher entre 2% e 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. As empresas que têm de 100 a 200 empregados precisam reservar 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; de 201 a 500 funcionários, 3%; entre 501 e mil colabores, 4%; por fim, companhias com mais de mil funcionários devem garantir 5% de suas vagas de trabalho para PCDs.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar