Mitos e verdades sobre a lei trabalhista

27 de novembro de 2018

Escrito por: Paula Prata

Há pouco mais de um ano, o governo brasileiro estabeleceu a reforma trabalhista. Essa nova lei atualizou mais de cem pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ainda que já faça algum tempo, a população ainda tem dúvidas do que é verdade e do que não é, isso porque a discussão e decisão sobre o assunto foram rodeadas de notícias duvidosas e muitos achismos.

Estamos, provavelmente, próximos de novas alterações nas leis trabalhistas com a chegada do novo presidente Jair Bolsonaro no próximo ano. Por isso, é importante entender o que é ou não verdade para saber se as mudanças serão positivas ou não. Pensando nisso, O Amarelinho traz para você os mitos e as verdades da lei trabalhista em vigor.

 

“O seguro desemprego acabou a partir da implantação das novas leis”

MITO: O empregado que trabalhou por um ano e seis meses, e é demitido sem justa causa, continua com o direito de seguro desemprego. A nova lei trabalhista somente estabeleceu que em caso de rescisão de contrato por comum acordo entre a empresa e o funcionário, o trabalhador não recebe o benefício.

 

“As novas leis trabalhistas anulam benefícios como férias, repouso semanal remunerado e licença maternidade”

MITO: As leis para tais benefícios continuam a mesma, com exceção das férias. A nova lei permite que o trabalhador opte por parcelar suas férias em até três períodos, desde que um deles seja tirado em um período maior a 14 dias e os outros dois em períodos menores que cinco dias.

 

A nova lei trabalhista acaba com a contribuição mensal obrigatória para os sindicatos

VERDADE: Desde a implantação da nova lei, o empregado pode optar ou não pela contribuição fiscal. Ao contrário da antiga lei, a contribuição passou de obrigatória para opcional.

 

O período que é gasto pelo empregado indo ao trabalho não será mais computado em sua jornada de trabalho

VERDADE: A nova lei instituiu que jornada de trabalho é somente o período em que o empregado está devidamente na empresa cumprindo com suas obrigações enquanto funcionário.

 

“As empresas têm carta branca para demitir seus funcionários e realizar uma recontratação como empregado terceirizado”  

MITO: A lei determina que o empregado demitido não pode prestar serviço terceirizado para a empresa em um período de 18 meses após a demissão. Caso a empresa opte por realizar a recontratação após os 18 meses, não há impedimentos.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar