Rotatividade abre muita vagas informais

21 de novembro de 2018

Escrito por: Kazuhiro Kurita

O número de ocupados no mercado de trabalho passou para 91,2 milhões do primeiro para o segundo trimestre do ano, com aumento de 600 mil trabalhadores, segundo o boletim Emprego em Pauta, do Dieese. Por outro lado, como a rotatividade continua alta, 8,8 milhões perderam o emprego ou saíram da força de trabalho enquanto 9,4 milhões de inativos ou desocupados conseguiram uma vaga, a maioria (6,9 milhões) na informalidade. Destes, 1,6 milhão conseguiu empregos com carteira assinada, 2,1 milhões foram incorporados sem registro ao setor privado e 3,3 milhões estão se virando por conta própria. Uma em cada cinco mulheres foi contratada como doméstica, a maior parte sem carteira assinada.

Dos ocupados por conta própria, destacam-se vendedores em domicílio, agricultores e pedreiros. Também aumentou a participação em ocupações que geralmente crescem em períodos de crise, como motoristas de automóveis e vendedores ambulantes.

O rendimento médio do conjunto dos novos ocupados é menos que a metade dos que estavam no mercado de trabalho, que equivale a R$ 2.128,00, e sua jornada de trabalho é inferior a 40 horas semanais, embora grande parte gostaria de trabalhar mais. Os jovens, em algumas situações, chegam a ganhar apenas 65% do salário de quem tem 60 anos ou mais.

A conclusão do Dieese é que a maioria dos novos ocupados, entre eles um grande grupo de jovens, ingressou em trabalhos precários, com maior informalidade, menor cobertura previdenciária, ocupações típicas de uma economia com baixo dinamismo e rendimentos inferiores à metade do mercado em geral. Mais que o estreitamento das oportunidades, o movimento mostra a falta de fôlego da economia no curto prazo e alternativas mais estruturadas de trabalho, conclui o relatório.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar