Explicamos como escolher um bom curso EAD

10 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Se a procura por cursos EAD já era grande antes da pandemia, com o “novo normal” essa tendência se consolidou entre os brasileiros. Graças às  necessidades individuais em constante adaptação, muitas pessoas estão recorrendo a essas soluções para atender a uma rotina cada vez mais movimentada.

 

“Percebemos o crescimento do ensino à distância há vários anos. Ele vem crescendo exponencialmente, enquanto o presencial vem diminuindo. Um estudo que fizemos em 2019 apontava que em 2023 o ensino à distância iria passar o presencial no número de matrículas. Durante a pandemia, o crescimento do ensino online está sendo tão acelerado que em 2022 isso já deve ocorrer”, revelou o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas.

 

Seja qual for o nível ou a disciplina considerada, são diversas as opções para começar no ensino a distância. São mais de 370 instituições que oferecem os mais variados cursos EAD no Brasil. Em razão disso, o Ministério da Educação (MEC) adota um sistema de avaliação no qual todas as instituições de ensino superior e todos os cursos recebem uma nota dada pelo órgão que vai de 1 a 5. Este deve ser o primeiro passo na pesquisa do estudante que deseja cursar uma graduação a distância, por exemplo. 

 

Além disso, indicadores como o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito Enade são disponibilizados todos os anos pelo MEC e fornecem uma ideia sobre a regularidade da instituição.

 

Três passos para escolher um curso EAD

Veja a grade curricular e leia todo o programa do curso 

Esta etapa é uma das mais importantes. Reserve algum tempo para avaliar a grade curricular, certificando-se de entender sobre o que o curso trata, o que está no programa e o que você aprenderá ao final do curso. Você pode comparar as disciplinas de diferentes instituições e avaliar se o padrão é o mesmo. Além disso, é muito importante que você verifique antes de iniciar qualquer curso se o conteúdo que ele oferece não está desatualizado.

 

Pesquise sobre os professores do curso

É extremamente importante que o corpo docente do curso tenha não apenas formação e qualificação na área de conhecimento, mas também a experiência necessária para ministrar no formato on-line. Sendo assim, eles precisam ter uma certificação especial para ministrar um curso EAD. Além disso, nunca é demais pesquisar o currículo acadêmico dos profissionais que atuam no curso desejado.

 

Atenção ao diploma

O Ensino Superior certamente abre muitas portas para novas oportunidades, mas não se esqueça de verificar se ele é válido em todo o Brasil. Para isso, o curso deve estar credenciado junto ao MEC, o que pode ser verificado no site http://emec.mec.gov.br/. Fique atento e garanta que todo o seu esforço não seja em vão.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Publicidade ba

Mais conteúdos sobre , ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias