Explicamos como escolher um bom curso EAD

10 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Se a procura por cursos EAD já era grande antes da pandemia, com o “novo normal” essa tendência se consolidou entre os brasileiros. Graças às  necessidades individuais em constante adaptação, muitas pessoas estão recorrendo a essas soluções para atender a uma rotina cada vez mais movimentada.

 

“Percebemos o crescimento do ensino à distância há vários anos. Ele vem crescendo exponencialmente, enquanto o presencial vem diminuindo. Um estudo que fizemos em 2019 apontava que em 2023 o ensino à distância iria passar o presencial no número de matrículas. Durante a pandemia, o crescimento do ensino online está sendo tão acelerado que em 2022 isso já deve ocorrer”, revelou o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas.

 

Seja qual for o nível ou a disciplina considerada, são diversas as opções para começar no ensino a distância. São mais de 370 instituições que oferecem os mais variados cursos EAD no Brasil. Em razão disso, o Ministério da Educação (MEC) adota um sistema de avaliação no qual todas as instituições de ensino superior e todos os cursos recebem uma nota dada pelo órgão que vai de 1 a 5. Este deve ser o primeiro passo na pesquisa do estudante que deseja cursar uma graduação a distância, por exemplo. 

 

Além disso, indicadores como o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito Enade são disponibilizados todos os anos pelo MEC e fornecem uma ideia sobre a regularidade da instituição.

 

Três passos para escolher um curso EAD

Veja a grade curricular e leia todo o programa do curso 

Esta etapa é uma das mais importantes. Reserve algum tempo para avaliar a grade curricular, certificando-se de entender sobre o que o curso trata, o que está no programa e o que você aprenderá ao final do curso. Você pode comparar as disciplinas de diferentes instituições e avaliar se o padrão é o mesmo. Além disso, é muito importante que você verifique antes de iniciar qualquer curso se o conteúdo que ele oferece não está desatualizado.

 

Pesquise sobre os professores do curso

É extremamente importante que o corpo docente do curso tenha não apenas formação e qualificação na área de conhecimento, mas também a experiência necessária para ministrar no formato on-line. Sendo assim, eles precisam ter uma certificação especial para ministrar um curso EAD. Além disso, nunca é demais pesquisar o currículo acadêmico dos profissionais que atuam no curso desejado.

 

Atenção ao diploma

O Ensino Superior certamente abre muitas portas para novas oportunidades, mas não se esqueça de verificar se ele é válido em todo o Brasil. Para isso, o curso deve estar credenciado junto ao MEC, o que pode ser verificado no site http://emec.mec.gov.br/. Fique atento e garanta que todo o seu esforço não seja em vão.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre , ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias