Aprenda a descrever suas experiências profissionais no currículo

11 de agosto de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

No currículo, as experiências profissionais são a principal parte. São elas que vão qualificar ou desqualificar o candidato para uma entrevista ou para a próxima etapa do processo de contratação. Eles também usam esse registro para compará-lo com outros candidatos e ver quem se encaixa na empresa.

Para todos os tipos de candidaturas, independentemente da área de atuação, é importante que se contabilize os empregos exercidos e as tarefas desempenhadas. Portanto, seja você recém formado ou um profissional com muita experiência, o segredo é focar no objetivo da carreira e priorizar o trabalho de acordo com os seus objetivos.

 

Como organizar as experiências profissionais 

Comece com a  estrutura

Estes são os elementos que qualquer recrutador buscará na sua experiência de profissional:

  • Título do trabalho
  • Nome da empresa
  • Período trabalhado
  • Breve descrição das funções
  • Conquistas obtidas

 

Use o modelo de currículo cronológico, isto é, o trabalho mais recente deve aparecer primeiro. Este é o formato de currículo mais popular porque mostra a clara progressão que você teve na carreira. Se, por outro lado, você é muito jovem, busque colocar estágios, empregos temporários e serviço voluntário. No currículo do site do Amarelinho, os itens são separados dessa maneira automaticamente.

 

Utilize palavras que indiquem ação

 

Idealmente, as pessoas devem incorporar verbos de ação para descrever as funções nos cargos ocupados. Nesse sentido, alguns exemplos de palavras que você pode usar incluem: gerenciar, desenvolver, administrar, executar, promover, planejar, reduzir, supervisionar, entre outras. 

 

Deixe de fora experiências profissionais irrelevantes para vaga

 

É importante você colocar no seu currículo apenas as experiências que agregam valor ao emprego para o qual você está se candidatando. Por isso, tire um tempo e revise cada uma delas caso seja uma daquelas pessoas que sempre está fazendo uma coisinha ou outra. 

 

Se considera que é importante incluí-la para não deixar uma lacuna evidente na sua trajetória profissional, procure uma forma de relacionar esta experiência com o perfil da vaga, destacando as habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento de ambos os empregos, por mais diferentes que sejam.

 

Veja as ofertas de trabalho no nosso site

Anotou as dicas? Então, é hora de achar uma vaga de emprego no Amarelinho. Toda semana temos novas ofertas para você dizer adeus ao desemprego. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar