USP anuncia projeto para capacitar jovens de baixa renda

31 de outubro de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento

Universidade busca candidatos de 16 a 28 anos, dispostos a atuar no empreendedorismo social.

 

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP está com inscrições abertas para o projeto Potencializa. O objetivo é capacitar jovens de 16 a 28 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, na temática de Empreendedorismo Social. Os candidatos não podem ser alunos nem funcionários da USP.  

Em 12 encontros presenciais, que serão realizados aos sábados, no campus da Cidade Universitária, a partir de março do próximo ano, a intenção é que os participantes aprendam técnicas de empreendedorismo, gestão de negócios e finanças, noções de marketing e comunicação, autoconhecimento, entre outros tópicos. “Não é necessário que o jovem tenha uma ideia pronta de negócio, mas é fundamental ter vontade de empreender”, diz a coordenadora do projeto, Kavita Miadaira Hamza. 

A coordenadora do projeto, Kavita Miadaira Hamza: busca por jovens com paixão pela causa social.

Para cada encontro, será disponibilizada uma ajuda de custo para o transporte de até R$ 8,60.  

Paralelamente às atividades do programa, uma parceria com a CAVC Idiomas vai disponibilizar módulos de inglês gratuitos ao longo do projeto, para que os jovens tenham a oportunidade de expandir o conhecimento na língua inglesa. 

Já a partir de julho do próximo ano, os jovens iniciam a fase de desenvolvimento do negócio, com tutoria da FEA. “Queremos trazer pessoas inspiradoras de diversos segmentos para eles se atentarem às dificuldades e a todos os desafios envolvidos no empreendedorismo”, afirma a coordenadora do projeto.    

Os 30 jovens selecionados serão divididos em 5 grupos para desenvolvimento de um projeto de sua autoria, que contará com um capital de R$1.000,00 a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de retorno ao programa ou seus parceiros. “Muitas vezes, jovens da periferia querem empreender, mas carecem de informações e de uma rede de contatos que dê uma diretriz à iniciativa. Queremos oferecer ferramentas para que eles acelerem essas aptidões. ”  

Mais detalhes sobre o processo seletivo estão no site https://www.potencializa.org

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar