Por muito tempo, algumas profissões foram consideradas “masculinas”, isto é, mulheres que seguiam na área sofriam com preconceito e machismo de colegas de trabalho. No entanto, essa realidade, felizmente, tem mudado: nos últimos dez anos, houve um aumento significativo de mulheres em cursos com predominância de homens.
Levantamento revela que houve um aumento de mulheres nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, no período de 2012 a 2022. Dessa maneira, os cursos que ganharam mais destaque foram de áreas ligadas ao Agro, Mecânica, Tecnologia da Informação, Construção Civil e Produção Industrial.
Índices de aumento de mulheres nos cursos de Ensino Técnico e Superior Tecnológico
Etecs
Programação de Jogos Digitais: 26%
Agropecuária: 18%
Produção de áudio e vídeo: 14%
Agrimensura: 13%
Edificações: 12%
Fatecs
Construção de Edifícios: 12%
Biocombustíveis: 7%
Mecatrônica Industrial: 5%
Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 4%
Automação Industrial: 4%
Dicas para incentivar meninas a seguirem profissões consideradas masculinas
Apresentação
Primeiro, os pais/responsáveis precisam apresentar todas as profissões disponíveis para transformar a percepção de crianças e jovens. Desse modo, a garotada tem contato com o tema desde cedo.
Interação
Nesse sentido, é ideal que as meninas tenham acesso às profissões apresentadas, ou seja, por meio de atividades interativas, é possível conhecer o dia a dia das profissões.
Empoderamento feminino
Ao lutar por um mundo igualitário, os pais precisam empoderar crianças e adolescentes desde cedo. Portanto, é ideal que eles incentivem as meninas a correr atrás dos seus sonhos para continuar aumentando o número de mulheres em cursos, antes dominados por homens.
Por um mundo justo
Portanto, o aumento de mulheres em cursos com predominância masculina já é um começo para mudar a realidade do mercado de trabalho. Neste sentido, as trabalhadoras não podem ter medo de ocupar o espaço que querem e merecem.
Em seguida, as empresas precisam adicionar programas de inclusão para que essa realidade seja transformada.
O Amarelinho luta por um mundo igualitário
Nesse sentido, o Amarelinho surgiu com a missão de ajudar os trabalhadores brasileiros a conseguir ingressar no mercado de trabalho. Dessa maneira, lutamos constantemente para que as mulheres também alcancem o lugar desejado em pequenas, médias ou grandes empresas. Por fim, abrace a causa, pois juntos somos mais fortes!