Os impactos do machismo no trabalho

13 de maio de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

As mulheres enfrentam diversas dificuldades para prosperar na carreira profissional. São muitas condições adversas impostas por anos em uma sociedade muitas vezes desigual. Desse modo, o machismo no trabalho é uma das maiores barreiras que as profissionais precisam superar no dia a dia do expediente. Hoje vamos abordar um pouco mais sobre como identificar as maneiras para lidar com essa questão tão incômoda.

 

Como o machismo se reflete no trabalho

 

Essa é uma questão que acontece em diversas esferas da sociedade e acaba impactando as relações dentro do mercado de trabalho. Quantas vezes não presenciamos situações em que mulheres são rebaixadas ou desvalorizadas sem motivo aparente? Ou então, naquele momento em que profissionais do gênero masculino recebem privilégios em comparação com as mulheres, mas na realidade não apresentam habilidade melhor ou méritos para tal. 

 

Em geral, devido ao machismo no trabalho, as mulheres precisam se esforçar muito mais para ter seu trabalho reconhecido, mesmo que isso não aconteça muitas vezes.

 

Situações de machismo no trabalho

 

O assédio moral e sexual praticado contra mulheres são as situações mais perceptíveis. Nessas ocasiões, homens, geralmente em cargos superiores, usam do seu poder e status dentro da organização para se aproveitar delas. Quando essas situações ocorrem, são destrutivas para a vítima e para todo o ambiente de trabalho.

 

Além disso, também é possível perceber casos de machismo no trabalho quando mulheres são silenciadas ou diminuídas sem uma justificativa plausível. Nesses casos, perdemos vozes femininas para homens, mesmo que tenham o cargo mais baixo na hierarquia. Existem também as situações em que mulheres participam do processo de desenvolvimento de projetos, mas não recebem o mérito ao final.

 

Como combater

Para se opor a essa questão, é necessário um movimento coletivo. Ele precisa acontecer através de união entre mulheres e homens dispostos a reverter essa situação. Somam-se a isso as medidas tomadas no topo da escala hierárquica, para valorizar e reconhecer as mulheres pelo seu trabalho e feitos. Apenas dessa maneira, será possível alcançar um ambiente de trabalho solidário, igualitário e produtivo para todas as partes envolvidas, principalmente mulheres.

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias