Os aspectos emocionais da pré-aposentadoria

8 de junho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A aposentadoria é uma mudança e, como tal, envolve preparação e ajustes em todos os aspectos da vida. Mesmo na fase de pré-aposentadoria, não há fórmula mágica. Normalmente, grande parte da nossa rotina diária gira em torno do trabalho: tempo, objetivos, conquistas, fracassos.

Nesse sentido, a aposentadoria representa um momento contraditório, uma vez que é vista como uma grande conquista, mas também costuma ser sentida como uma grande perda. “A aposentadoria, sempre vem acompanhada de perdas de estratégias devido ao afastamento de comportamentos habituais, já organizados e conhecidos pelo sujeito; perdas de poder e reconhecimento; e perdas da identidade sócio-profissional, ou seja, da profissão e de relacionamentos”, alerta a professora e empresária Lísia Prado.  

Existem maneiras de levar a relevância da sua vida profissional para a aposentadoria. Portanto, um ajuste positivo é essencial para manter o bem-estar físico e psicológico nessa nova fase da vida. 

 

Se preparando durante a fase da pré-aposentadoria 

No estágio de pré-aposentadoria, pergunte a si mesmo como vai passar o tempo na aposentadoria. Quais atividades, interesses e estilo de vida seriam compatíveis?

“Passar de ‘trabalhador’ para ‘aposentado’ é como desembarcar na Lua. Ao ingressar no mundo do trabalho, a maioria das pessoas possui grandes projetos: pretende constituir família, comprar uma casa, progredir profissionalmente etc. Tais projetos se concretizam ou não. No entanto, ao se aposentar, os planos da juventude, na medida do possível, estão realizados, e o presente assume outra dimensão: identificar-se com o que passou”, explica Lísia. 

Estar emocionalmente preparado nessa fase, provavelmente, levará a decisões melhores e mais conscientes na aposentadoria. Além disso, a vida de aposentado pode exigir menos dinheiro do que o esperado. Portanto, procure encontrar um propósito e maneiras de se sentir relevante. 

 

Três dicas que podem ser de grande ajuda nesse período

Faça uma lista de tudo o que gostaria de fazer

Esta lista inclui grandes, médios e pequenos sonhos. Sendo assim, coloque no papel tudo o que não foi possível fazer no decorrer da vida devido à falta de tempo.

 

Fortaleça os relacionamentos

A aposentadoria é um momento de ouro para amizades. Você certamente conhecerá várias pessoas que estão passando por essa mesma fase. Dessa forma, ela acaba sendo uma ótima oportunidade para dedicar mais tempo ao relacionamento com as pessoas ao seu redor

 

Encare a vida de outra forma

Não se amarre ao passado. O que passou, passou. Portanto, você precisa se concentrar no que está por vir, trabalhando o entusiasmo pelo que pode fazer.

 

Pré-aposentadoria e família

Lísia também enfatiza a importância da família nesse momento. “É importante compreender o idoso em suas diversas formas de ser, respeitando suas maneiras de viver. Isso porque o fato de determinadas pessoas estarem em uma mesma faixa etária não significa que tenham passado pelas mesmas vivências e que apresentem as mesmas características e necessidades”. Assim sendo, a aposentadoria implica uma mudança, uma inversão de papéis e ações que devem levar a novos equilíbrios. Aproveite!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar