Cara de pau conta pontos no trabalho

Milena Oliveira

, Comportamento

Sheynna Hakim Rossignol , Diretora-geral no Brasil do aplicativo Chama, marketplace que conecta revendedores de botijões de gás a clientes

Se você é jovem e está em busca de uma oportunidade de trabalho, o início deste artigo pode parecer desanimador. De acordo com pesquisa recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o índice de recém-formados que não conseguem emprego passou de 8,2% em 2014 para 13,8% em 2018. De fato, o cenário é longe do ideal, mas, diante da minha experiência de mercado, posso garantir: sua hora vai chegar e você precisará estar preparado. 

Recentemente, abordei esse tema em uma conversa com jovens de uma instituição sem fins lucrativos de São Paulo e a preocupação sobre o futuro era evidente. Isso porque ingressar e se manter no mercado de trabalho atualmente é bem mais complexo, devido às diversas transformações que ocorrem no mundo. 

A globalização e a concorrência acirrada tornaram as empresas mais exigentes e para se inserir no mercado de trabalho é preciso não apenas ter diferenciais, mas demonstrar um brilho nos olhos e atitude. 

  

Você é cara de pau?  

Nas empresas pelas quais passei, conheci vários jovens de grande potencial e percebi uma característica em comum entre todos: a cara de pau. Dentro desse contexto, a cara de pau significa entusiasmo, interesse, senso de urgência, e, especialmente, agarrar a chance de aprender. E isso deve continuar ao longo de toda a carreira. 

O mercado de tecnologia, por exemplo, exige esse tipo de comportamento para acompanhar as constantes inovações. Aqui no Chama, encorajo a minha equipe a estar atenta ao que acontece em volta e a “se meter” na conversa alheia. Muitas iniciativas e projetos podem ser enriquecidos com uma outra visão e colaboração de áreas diferentes. Eis aqui o que chamo brilho nos olhos. E como ele é fascinante! 

Portanto, na próxima vez que surgir uma oportunidade de trabalho, não se esqueça de que estes atributos poderão garantir a você a tão sonhada colocação e, com isso, a chance de construir uma carreira sólida. 

 

Texto: Sheynna Hakim Rossignol.


Publicidade

Publicidade

Publicidade