Cara de pau conta pontos no trabalho

29 de janeiro de 2020

Escrito por: Equipe "O Amarelinho"
Sheynna Hakim Rossignol , Diretora-geral no Brasil do aplicativo Chama, marketplace que conecta revendedores de botijões de gás a clientes

Se você é jovem e está em busca de uma oportunidade de trabalho, o início deste artigo pode parecer desanimador. De acordo com pesquisa recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o índice de recém-formados que não conseguem emprego passou de 8,2% em 2014 para 13,8% em 2018. De fato, o cenário é longe do ideal, mas, diante da minha experiência de mercado, posso garantir: sua hora vai chegar e você precisará estar preparado. 

Recentemente, abordei esse tema em uma conversa com jovens de uma instituição sem fins lucrativos de São Paulo e a preocupação sobre o futuro era evidente. Isso porque ingressar e se manter no mercado de trabalho atualmente é bem mais complexo, devido às diversas transformações que ocorrem no mundo. 

A globalização e a concorrência acirrada tornaram as empresas mais exigentes e para se inserir no mercado de trabalho é preciso não apenas ter diferenciais, mas demonstrar um brilho nos olhos e atitude. 

  

Você é cara de pau?  

Nas empresas pelas quais passei, conheci vários jovens de grande potencial e percebi uma característica em comum entre todos: a cara de pau. Dentro desse contexto, a cara de pau significa entusiasmo, interesse, senso de urgência, e, especialmente, agarrar a chance de aprender. E isso deve continuar ao longo de toda a carreira. 

O mercado de tecnologia, por exemplo, exige esse tipo de comportamento para acompanhar as constantes inovações. Aqui no Chama, encorajo a minha equipe a estar atenta ao que acontece em volta e a “se meter” na conversa alheia. Muitas iniciativas e projetos podem ser enriquecidos com uma outra visão e colaboração de áreas diferentes. Eis aqui o que chamo brilho nos olhos. E como ele é fascinante! 

Portanto, na próxima vez que surgir uma oportunidade de trabalho, não se esqueça de que estes atributos poderão garantir a você a tão sonhada colocação e, com isso, a chance de construir uma carreira sólida. 

 

Texto: Sheynna Hakim Rossignol.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias