Escolas técnicas divulgam processo seletivo com 41.790 vagas

17 de abril de 2024

Escrito por: Claudinei Nascimento

Uma ótima oportunidade para quem quer fazer um curso técnico de qualidade e gratuito. Estão abertas, até 9 de maio, as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), com oportunidades para diversas áreas de formação. 

De acordo com César Cari Eliseu, professor responsável pelo Vestibulinho das Etecs, o ensino técnico é fundamental para a formação de uma mão de obra qualificada, o que contribui para o crescimento das empresas e do próprio país. Ele destaca ainda que está no DNA das Etecs formar alunos que, além das habilidades técnicas, saem capazes de lidar com questões comportamentais valorizadas pelo mundo do trabalho. “Para estar mais próximos do que as empresas necessitam, atualizamos nossos cursos constantemente”, declara.  

Detalhes sobre as vagas para as Escolas Técnicas Estaduais

Ao todo, são 41.790 vagas, das quais 40.415 para o ensino técnico nas modalidades presencial, semipresencial e online. Para concorrer, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir da segunda série do ensino médio. 

Já para especialização técnica, são 1.375 oportunidades, sendo 455 para o formato presencial e 920 na modalidade online. Neste caso, além de ter concluído o ensino médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o ensino técnico associado ao curso de especialização.

Em relação às vagas remanescentes de segundo módulo, a oferta ocorre de acordo com a disponibilidade em cada unidade. Estão contemplados os cursos técnicos de Automação Industrial, Desenho de Construção Civil, Edificações, Finanças, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Marketing, Mecatrônica e Transações Imobiliárias. É necessário estar cursando a terceira série do ensino médio ou ter concluído esse ciclo, e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições e prova

Para se inscrever é necessário acessar o site https://vestibulinhoetec.com.br e a taxa de participação é de R$ 40,00. Interessados devem acessar a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. A prova acontece no dia 9 de junho, às 13h30. A dica para se preparar bem para o processo seletivo é acompanhar os exames e gabaritos anteriores, disponibilizados no site de inscrições. 

Sistema de Pontuação Acrescida

O Centro Paula Souza, que administra as Etecs, adota o Sistema de Pontuação Acrescida, que concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Quem estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.

Mais informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou no próprio site de inscrições, no qual consta a relação completa de unidades, cursos e vagas.

Foto: Roberto Sungi

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar