Mudança de carreira exige planejamento e preparo para os novos desafios

20 de janeiro de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Saber entregar experiências e conhecimentos é fundamental para quem quer uma nova recolocação. Estabelecer uma estratégia e investir no networking são outras dicas.

 

Seja por decepções pessoais ou por visualizar novas perspectivas de mercado em outras áreas, certo é que muitos profissionais têm pensado em mudança de carreira.  

Segundo a palestrante e especialista em desenvolvimento humano, Rebeca Toyama, o assunto é muito mais comum do que se imagina, pois envolve a busca por desafios, estabilidade, conforto financeiro, satisfação, mas também medo e insegurança de enfrentar uma situação nova. 

Por isso, é necessário se preparar para essa tomada de decisão e ela pode ser mais clara quando o profissional entende, em primeiro lugar, qual o seu papel no mundo, quais são as experiências e conhecimentos adquiridos que o auxiliarão a agir de maneira mais acertada. “Esse conjunto de competências dirá se o profissional é valioso ou não para determinado segmento, se pode investir em um negócio próprio”, avalia a especialista.  

A especialista em desenvolvimento humano, Rebeca Toyama

De acordo com Rebeca, o ideal é que uma mudança de carreira envolva reflexão e planejamento e não seja apenas parte de uma decisão tomada por circunstâncias que se tornam um verdadeiro turbilhão. “Ela pode estar atrelada a um ambiente insuportável, a um chefe chato. Antes de mudar, o profissional precisa criar condições para lidar com essas situações adversas, comuns na maior parte dos ambientes empresariais”, diz. 

Dentro deste planejamento, Rebeca acredita que cinco anos é um tempo razoável para estabelecer uma transição para a nova carreira.
“Este tempo deve ser usado para buscar as habilidades exigidas pelo mercado, para se relacionar com profissionais hábeis que possam ampliar sua visão e seu networking. “Ter um mentor como guia para ajudar a replanejar a carreira é algo que pode aumentar as chances de sucesso, além de ser um elemento importante quando for buscar uma inspiração”, afirma. 

 

Esforços direcionados 

Para quem está fora do mercado, a dica é não atirar para todos os lados. “Se o profissional busca uma transição para uma carreira específica, deve, por exemplo, direcionar seus esforços para esse segmento e não enviar 500 currículos de forma aleatória”, destaca. 

A recolocação pede estratégia e relacionamento. “É preciso pensar como se estivesse empregado. Só que as oito horas diárias serão usadas para mapear as oportunidades de trabalho.” 
Por fim, os profissionais precisam estar atualizados e a readaptação em outra área pode ser necessária. “Não existe uma fórmula certeira para se redescobrir, mas o melhor método a seguir é respeitar seus valores e ter consciência dos seus talentos.” 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias