Mulher tem direito à equiparação salarial

10 de março de 2020

Escrito por: Equipe "O Amarelinho"
Marcela Menezes, Advogada do Posocco & Advogados Associados

O homem continua a ganhar mais do que a mulher. No Brasil, o rendimento médio mensal do trabalhador é de
R$ 2.655, enquanto o da trabalhadora é de R$ 2.107. A diferença foi detectada por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último trimestre de 2019. 

Para corrigir esta desigualdade, muitas mulheres procuram a Justiça do Trabalho. As queixas mais comuns que chegam ao escritório são de colaboradoras que exercem o trabalho igual aos outros. Isto é, estão no mesmo cargo, fazem a mesma função, para o mesmo empregador, em uma mesma região, mas recebem menos. 

Quando fica comprovada a discriminação por motivo de sexo há punição. O artigo 461, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina o pagamento das diferenças salariais devidas, além de multa em favor da empregada no valor de 50% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. 

Para pedir a igualdade da remuneração, a trabalhadora deve exercer a mesma carreira que o outro funcionário ou a mesma função, as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação. 

A mulher também tem direito quando atua na mesma empresa ou grupo econômico, no mesmo município ou em municípios distintos que, comprovadamente, pertençam à mesma região metropolitana.
Para isso, a diferença do tempo entre as pessoas na função exercida deve ser de no máximo dois anos, bem como a diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador de até quatro anos. 

É possível contestar o desnível salarial mesmo se o colaborador – que ganha mais do que a mulher – tiver sido beneficiado com decisão judicial. Se a trabalhadora deixou a empresa, ela pode recuperar as diferenças salariais vencidas nos últimos cinco anos a contar da data do ajuizamento da ação.  

Em todos os casos, o dever de provar os motivos da desigualdade de pagamento é do empregador. 

 

 

Texto: Marcela Menezes

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias