Confira 4 dicas para sobreviver profissionalmente nos dias de hoje

Christina Curcio

, Colunistas

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, certo? E como mergulhar nas organizações e absorver esse mar de tecnologia? Tem como manter-se atualizado com tanta coisa nova sendo lançada? Essas são algumas das incertezas que os profissionais apresentam com relação às instabilidades em suas empresas e às mudanças trazidas pela tecnologia, como a substituição do homem pela máquina, processo que está cada vez mais eficaz e inteligente.  

Diante deste cenário, algumas dicas são imprescindíveis para a sobrevivência profissional nos dias de hoje.

1. Esteja sempre atualizado: a internet oferece inúmeras possibilidades de conhecimento e cursos on-line. O mundo está aberto para qualquer profissional se capacitar com qualidade e manter-se atualizado sempre.

Christina Curcio Fundadora da ICON Talent e doutora em Business Administration pela Florida Christian University, nos Estados Unidos.

2. Invista na melhoria do perfil comportamental: hoje os “soft skills” ou perfil comportamental são tão importantes quanto o conhecimento técnico.

3. Tenha uma ótima comunicação: as empresas optam por um profissional com algumas competências, como bom relacionamento interpessoal, aberto à inovação, ótima comunicação, atitude proativa, dinâmico e autodidata. Por outro lado, a tecnologia agrega cada vez mais as áreas de negócio. Essa nova dinâmica de trabalho exige um entendimento de outros processos da empresa e seus impactos. Isso mesmo! O mundo está em constante evolução é as áreas estão se fundindo. Então, se você quer se tornar um profissional imprescindível, aprenda a se comunicar.

4. Conheça outras áreas da empresa: entenda que a organização em que está atuando não se resume somente a sua área, mas envolve todos os processos que transitam por ela. É necessário entender este cenário atual, como a empresa irá crescer e auxiliar na melhoria dos processos, de forma clara e ir além. Assim, você conhecerá não só a sua função, mas os processos da organização que são imprescindíveis para a melhoria contínua de qualquer companhia. Apresente novas ideias, sugestões e, é claro, sempre fique atento às novas tecnologias.  


Publicidade

Publicidade

Publicidade