Qual é o perfil de candidato que as empresas buscam?

28 de setembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Quem está em busca de um emprego já deve ter percebido que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Com a quantidade de informações recebidas todos os dias e potencializadas, principalmente, pelos avanços tecnológicos, o perfil de candidato ideal parece algo difícil de alcançar. Some isso a um elevado índice de desemprego e a uma imensa concorrência. É de deixar qualquer um em pleno desespero, certo? Entretanto, existem maneiras de, mesmo com todas as dificuldades, conseguir se destacar diante dos recrutadores. Durante o processo de recrutamento, eles têm uma ideia clara do candidato que estão procurando. Lógico, tudo depende do setor para o qual você está se candidatando, mas algumas qualidades e habilidades são essenciais independentemente da sua área de atuação. Separamos três delas para você desenvolver na sua busca e alcançar, assim, resultados satisfatórios. 

 

Como alcançar um perfil de candidato ideal?

Demonstre a sua motivação

Pode parecer algo simples, mas uma atitude positiva faz toda a diferença. Sabe aquela história que “um sorriso abre todas as portas”? Pois é. Demonstre o seu nível de motivação e entusiasmo para trabalhar na empresa. Gestos e linguagem corporal têm um papel fundamental nessas horas. Portanto, não deixe de ler os nosso texto sobre o assunto: “Dicas de linguagem corporal que ajudam na entrevista de emprego“.  

Tenha facilidade para se adaptar

Hoje, dificilmente passamos toda a nossa carreira profissionais em um único local. Para sobreviver nesse mundo, é preciso se reinventar todos os dias. Sendo assim, os recrutadores procuram candidatos capazes de se adaptar às várias situações encontradas: mudança de métodos, mudança de organização dentro da empresa, conseguir analisar rapidamente a situação e o ambiente, ouvir e entender diferentes pontos de vista. Dessa forma, essa habilidade também reflete o quão aberto você está para acolher mudanças e aceitar novos desafios. Esteja atento às novidades, aprenda e compartilhe. Tudo isso certamente vai agregar valor ao seu perfil profissional. 

Habilidades interpessoais

As habilidade interpessoais estão relacionadas à capacidade de demonstrar liderança, interagir e trabalhar em equipe. Aqui, o recrutador avalia a sua capacidade de comunicar corretamente as mensagens em um determinado contexto. Porém, não se trata apenas de saber como se comunicar, mas também de saber interpretar como a mensagem é recebida. Na era da transformação digital e home office, saber trabalhar em equipe é ainda mais essencial. 

 

Conseguiu identificar essas habilidades em você? Esse é um importante passo para se tornar um candidato com perfil ideal e procurado pelas empresas. Aproveite e confira as vagas disponíveis aqui no Amarelinho e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar