5 dicas para conseguir o primeiro emprego

Gestão Portal o Amarelinho

, Carreira

Para muitos jovens, procurar um emprego sem experiência é um verdadeiro desafio. Geralmente, os estágios são a porta de entrada para o mercado de trabalho e podem agregar a experiência que você precisa para o seu primeiro emprego. Posteriormente, é possível até que você seja efetivado se apresentar uma boa evolução e as competências necessárias.

 

A princípio, é importante que você saiba que o primeiro emprego quase nunca é o emprego dos seus sonhos. As profissões estão sempre em constante evolução e provavelmente você pode se cansar depois de um tempo fazendo a mesma coisa. 

 

Outro ponto interessante é que, acredite ou não, muitas empresas hoje estão valorizando primeiro suas habilidades, deixando a avaliação de diplomas em segundo plano. Portanto, encontre e destaque seus pontos fortes em seu currículo, mencione se você é capaz de falar em público, se fez trabalho voluntário, por exemplo.

 

Em geral, todas as empresas têm um período de formação. Nos primeiros dias você recebe as informações de que necessita para desenvolver o seu trabalho. Nesse sentido, não ter experiência é uma vantagem, porque as empresas sabem que não existem vícios adquiridos em outros empregos. 

 

Anote os nossos conselhos e consiga o seu primeiro emprego

Faça um bom currículo

Parece um conselho óbvio, mas nunca é demais lembrar. Você precisa investir tempo e esforço para o seu currículo ser conciso e dinâmico. Não tendo experiência de trabalho anterior, é aconselhável colocar as  suas habilidades e o seus conhecimentos. Caso tenha um projeto pessoal e ele tenha a ver com a vaga indicada, não se esqueça de mencioná-lo. E jamais minta no seu currículo! 

 

Cuide de sua linguagem verbal e não verbal 

Não devemos apenas nos expressar adequadamente. Os recrutadores também analisam o seu comportamento, os seus gestos e outros sinais que podem ajudá-los a criar uma ideia clara de quem você é e da veracidade das informações que você está transmitindo. Confira mais no nosso texto “Dicas de linguagem corporal que ajudam na entrevista de emprego”.

 

Mantenha o foco 

Uma das maiores frustrações na hora de procurar trabalho é ver a sua candidatura descartada. No entanto, na maioria dos casos, é porque os requisitos básicos não foram atendidos. Por isso, envie seu currículo apenas para vagas que se adequem ao seu perfil. Para isso, pesquise muito! Se quiser obter resultados, é necessário saber que tipo de trabalho procura, que área lhe interessa e quais as competências e aptidões você possui para o conseguir uma oportunidade.

 

Cuidado com o que publica nas redes sociais

Muitos recrutadores usam a internet e as redes sociais para expandir as informações que possuem sobre os candidatos. Sendo assim, verifique as suas e se certifique de que elas mostram o que você está procurando. Evite conteúdo que possam prejudicar suas chances de encontrar trabalho.

 

Prepare-se para a entrevista

Quando você tem uma entrevista de emprego, não deve ser apenas educado e profissional. Você precisa estar preparado para saber como mostrar ao recrutador que você é a melhor escolha por meio das suas respostas. Ensaiar técnicas de entrevista e praticar o ajudarão a evitar entrevistas rasas e a reduzir o nervosismo. 

 

Seguindo esta série de estratégias você estará mais próximo de conseguir o seu primeiro emprego. Agora confira as vagas que estão abertas no nosso site e boa sorte!


Publicidade

Publicidade

Publicidade