Pontualidade no trabalho: como esse tema pode impactar a sua imagem profissional

6 de fevereiro de 2024

Escrito por: Redação O Amarelinho

Aspecto imprescindível para todos que buscam ingressar e permanecer no mercado, a pontualidade no trabalho é um dos primeiros quesitos avaliados por recrutadores e superiores. Não é para menos. Fundamental para o cumprimento de tarefas, valorizar essa característica é uma demonstração de respeito com a organização e com os outros companheiros de trabalho.

A importância da pontualidade no trabalho

Assim como acontece em outros âmbitos da sociedade, a pontualidade é crucial para o bom andamento das atividades. Muitas vezes, o gerenciamento de tempo depende da chegada no horário combinado e se trata de um item que não pode ser negociado. 

É claro que, em muitos casos, profissionais que se apresentam após o horário combinado podem estender a jornada de trabalho e terminar suas atividades cumprindo a entrega combinada. No entanto, essa quebra de expectativa pode acabar prejudicando outros colaboradores e, consequentemente, o trabalho em equipe.

A pontualidade ao longo de entrevistas

Além de um tema relevante para o dia a dia corporativo, a pontualidade no trabalho pode ser ainda mais decisiva quando falamos de entrevistas de emprego e processos seletivos. Essencial para a imagem dos candidatos, aqueles que não cumprem o horário estabelecido largam atrás nessa corrida e precisam surpreender para apagar essa imagem negativa.

E não para por aí. Ao chegar atrasado, você também prejudica a equipe de recrutadores responsável pelo processo de contratação. Logo suas chances despencam por conta de um erro que poderia perfeitamente se evitar.

Soluções que vão ajudar na pontualidade no trabalho

Atenção no deslocamento

Apesar de repetir o mesmo trajeto durante anos, ou conhecer exatamente quais os caminhos e meios para chegar ao local de trabalho, podem existir imprevistos. Nesse sentido, é fundamental tomar medidas preventivas em relação a esse tema. Para isso, estude com afinco como está a situação de momento das vias e do transporte público e saia com tempo suficiente para lidar com eventuais atrasos.

Converse sobre melhores horários

Se por acaso for inviável chegar no horário por conta das dificuldades de deslocamento, avise antecipadamente os responsáveis pelo processo seletivo. Dessa maneira, você poderá chegar a um acordo plausível.

Encontre seu espaço no mercado de trabalho

Quer ocupar as melhores vagas e deslanchar na carreira? Então acesse o site do Amarelinho e concorra a oportunidades incríveis. Para isso, basta apenas cadastrar seu currículo e entrar em contato com as empresas!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar