A importância do CIPA no mercado de trabalho

20 de outubro de 2023

Escrito por: Redação O Amarelinho

Os empregadores devem seguir uma série de normas estabelecidas na legislação para promover a saúde e segurança de seus colaboradores. Uma delas é a CIPA, que visa prevenir acidentes de trabalho. Você já ouviu falar nela e sabe da sua importância? Então acompanhe este artigo do blog do Amarelinho para ficar por dentro do assunto. 

O que é CIPA e como funciona?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem por objetivo auxiliar as empresas na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Trata-se de uma exigência do Governo Federal, conforme indica a Lei Federal nº 6.514, sendo que suas diretrizes são estabelecidas pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A norma determina que empresas com até 19 funcionários não precisam a constituir a comissão. Porém elas devem designar um responsável para cumprir os objetivos dela. No entanto, a partir de 20 funcionários, a CIPA conta com um determinado número de membros efetivos e suplentes. 

Esta quantidade varia de acordo com o número total de empregados e o segmento de atuação, haja vista que algumas demandam processos que envolvem mais ou menos riscos. Por exemplo: em uma escola com 100 funcionários, bastam um membro efetivo e um suplente para a formação da CIPA, enquanto que em uma mineradora, mesmo com o mesmo número de funcionários, por envolver riscos maiores, a exigência é de três membros efetivos e três suplentes.

Como formar a comissão da CIPA?

A CIPA é composta por representantes dos funcionários e da empresa. Eles trazem propostas e realizam ações para aumentar a segurança no ambiente laboral, a fim de garantir que ele seja mais saudável, preservando a integridade física e mental de todos os colaboradores.

Os membros da CIPA são eleitos pelos próprios funcionários. Já o processo é supervisionado pelos membros da atual comissão (presidente e vice-presidente). Portanto, caso a empresa ainda não possua uma, é ela que se encarregará de convocar o processo eleitoral e protocolar o comunicado sobre as eleições no sindicato da classe majoritária da organização.

Todos os funcionários podem se candidatar e as eleições acontecem até 60 dias antes da gestão anterior acabar. A eleição precisa acontecer em dia habitual de trabalho e os votos serão secretos. Posteriormente, é o momento de indicar quem vai representar os empregados e empregadores — o número de integrantes segue a NR5.

Os empregadores designam o presidente; e os empregados, o vice-presidente. Assumirão a condição de membros titulares e suplentes os candidatos mais votados e, em caso de empate, ganhará o que possui mais tempo de casa. Dessa maneira, antes da posse, os profissionais passarão por treinamentos adequados, que podem ser ministrados pelo Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou por alguma empresa parceira. 

Quais as atribuições da CIPA?

A comissão deve organizar campanhas e eventos que trabalhem a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, dentre eles, o mais importante é a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT). Sendo assim, este evento é obrigatório para todas as empresas que tenham uma CIPA atuante. Além disso, outras das atribuições desta comissão envolvem:

  • Identificação dos riscos no ambiente de trabalho;
  • Discussão de situações de riscos;
  • Elaboração de mapas de riscos;
  • Elaboração do plano de trabalho com ações preventivas e corretivas;
  • Avaliação do cumprimento das metas traçadas;
  • Promoção do cumprimento das normas regulamentadoras;
  • Verificação periódica das condições trabalhistas e do ambiente, entre outras. 

Encontre sua vaga aqui no Amarelinho

Você sabia que o site do Amarelinho é um aliado para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou quer mudar de emprego? Portanto não perca tempo, para se candidatar, basta fazer o seu cadastro de forma gratuita. Aproveite e fique de olho em outros conteúdos no blog do Amarelinho.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar