Segundo o estudo da Future of Jobs, em parceria com o Fórum Econômico Mundial e Fundação Dom Cabral, a oferta de vagas relacionadas à ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance ou Governança Ambiental, Social e Corporativa), crescerá 33% até 2027 no Brasil. No total, serão 1 milhão de novos empregos para quem busca trabalhar nesta área.
As novas oportunidades estarão associadas ao ESG, que é um conjunto de boas práticas que tem o objetivo de tornar as empresas mais conscientes e sustentáveis. Seguir os pilares determinados pela metodologia impacta diretamente nos resultados das instituições, bem como leva a um maior engajamento dos colaboradores com relação à filosofia das organizações.
O que é ESG?
O ESG busca compreender se uma organização possui sustentabilidade empresarial, mensurando investimentos sustentáveis, capazes de gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.
Empresa social
Além de visualizar melhorias para o meio ambiente, a filosofia também foca em métodos para melhorar a vida dos colaboradores, assim como o ambiente de trabalho.
Dessa maneira, o ESG está relacionado a temas como: direitos do trabalhador; qualidade de vida; saúde e segurança; anticorrupção; diversidade; inclusão e equidade e, por fim, integridade nas relações.
Onde estão os profissionais?
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), em parceria com a consultoria Delloite, a formação dos profissionais é bastante diversa, ou seja, a área contém químicos, design de produtos e engenheiros, entre outros profissionais.
Para se tornar um especialista em ESG, a pessoa precisa ser capaz de entender, implementar e medir os impactos dos padrões de responsabilidade social, governança e sustentabilidade no desempenho dos negócios.
Dessa maneira, o profissional precisa desenvolver uma visão estratégica, viabilizando projetos de sustentabilidade, além de criar e monitorar indicadores de desempenho de sustentabilidade.
Saiba mais com o Amarelinho
Não perca nenhuma atualização sobre o mercado de trabalho e as leis trabalhistas! Acompanhe o blog e as redes sociais do Amarelinho.