PCDs poderão ter cursos de capacitação para o trabalho

Escrito por: Redação O Amarelinho

A Comissão de Educação (CE) aprovou no início deste mês, em que se comemora 32 anos da Lei de Cotas, projeto que obriga a oferta de vagas gratuitas em cursos de capacitação para o mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PcDs). O documento, agora, segue para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso a ser analisado pelo Plenário.

O Projeto de Lei do Senado (PLS 211/2017), do senador Romário (PL-RJ), recebeu relatório substitutivo da senadora Dorinha Seabra (União-TO). De acordo com a relatora, o objetivo é diminuir a desigualdade estrutural na inserção de PcDs no mercado de trabalho.

Informações sobre o projeto

O PLS 211/2017 trata da responsabilidade dos cursos de formação profissional, para que os PcDs tenham todas as condições necessárias para exercer o trabalho, de acordo com suas limitações e potencialidades.

Dessa maneira, os cursos incluem práticas de formação em ambiente de trabalho, com a missão de atender as especificidades dos indivíduos, garantindo o desenvolvimento de competências básicas. Por fim, a carga horária não pode ultrapassar 160 horas e as vagas serão disponibilizadas com base na porcentagem de PcDs em idade economicamente ativa na região que for disponibilizada a qualificação.

O projeto de lei vale para instituições que oferecem educação profissional, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. Sendo assim, o governo enviará recursos para que os ensinamentos sejam adequados, de acordo com os ideais da lei.

Mudanças no projeto

A primeira versão, apresentada por Romário, abrangia todos os estabelecimentos de ensino. Já Dorinha alterou o texto para instituições de ensino profissional e retirou a obrigatoriedade dos centros de educação privados que não recebem recursos públicos de oferecer a capacitação para este público específico.

O mercado de trabalho para PcDs

De acordo com levantamento do IBGE, feito em 2019, pessoas com alguma deficiência representam 8,4% da população, ou 17,2 milhões de brasileiros. Desse total, apenas 28,3% dos PcDs estão no mercado de trabalho. A resistência ainda acontece em decorrência do preconceito e a falta de acessibilidade nos ambientes organizacionais.

32 anos da Lei de Cotas 

Criada no dia 24 de julho de 1991, a Lei de Cotas (nº 8.213/91) obriga organizações com mais de 100 funcionários a destinar entre 2% e 5% das vagas de trabalho para profissionais que possuem algum tipo de deficiência, isto é, físico, mental, intelectual ou sensorial.

Apesar de ter sido desenvolvida na década de 1990, a norma só passou a valer no ano de 2000, quando a fiscalização começou a ser cumprida.

Porcentagem de cotas para PcDs no trabalho

  • Empresas com 100 a 200 colaboradores: 2%
  • 201 a 500 colaboradores: 3%
  • 501 a 1.000 colaboradores: 4%
  • 1.001 ou mais colaboradores: 5%

Amarelinho, um espaço democrático

Presente no mercado há mais de 40 anos, o Amarelinho tem a missão de auxiliar todos os profissionais brasileiros. Sendo assim, ao cadastrar o seu currículo em nosso site, você também encontra vagas específicas para PcDs. Venha fazer parte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba

Outros conteúdos que você pode gostar