Inclusão no trabalho: o que isso significa?

10 de agosto de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Há muitos benefícios em promover a inclusão no trabalho. Entretanto, por mais que desejemos, ela não acontece por si só. Sendo assim, na busca por um emprego, é importante observar também quais empresas estão comprometidas com a causa.

Em princípio, inclusão é fazer com que as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e parte de algo. Além disso, também está relacionada a ter uma voz ativa para expressar opiniões.

 

A inclusão começa na entrevista

Frequentemente, o primeiro contato dos candidatos é com os recrutadores. São eles os responsáveis por transmitir e representar com clareza os valores da empresa. Sendo assim, o compromisso com a diversidade e a inclusão é fundamental ao tratar todos de maneira igual. Só para exemplificar, acolher a todos com um sorriso e demonstrar interesse nas habilidades, bem como nas experiências, são algumas ótimas atitudes.

Também é importante entender que todos têm preconceitos inconscientes, mesmo que estejam comprometidos com a diversidade. Portanto, as equipes de liderança precisam tirar do papel discursos de inclusão e colocá-los em prática. 

 

Banner Amarelinho

 

Compromisso com a inclusão

Tanto para pequena quanto grandes empresas, são muitas as maneiras de divulgar o compromisso com a inclusão. Você pode observar algumas delas na sua pesquisa. Confira alguns exemplos:

  • Publicação de mensagens de incentivo e apoio em canais de mídia social, como Instagram e Facebook;
  • Informações sobre inclusão no site da empresa;
  • Imagens com temas de inclusão na capa de boletins informativos para funcionários.

 

Seja um ouvinte ativo

Desse modo, é possível compreender como a inclusão no trabalho é boa para todos os lados. Ora para a organização, que pode ser mais produtiva ao valorizar a singularidade de cada funcionário. Ora para os colaboradores, que se sentem pertencentes, não importando a identidade de gênero, raça, idade ou outras características distintas.

 

Onde conseguir vagas inclusivas?

No Amarelinho existem muitas oportunidades para você que precisa da inclusão no mercado de trabalho. Portanto, acesse nosso site, confira as vagas disponíveis, cadastre seu currículo e aproveite!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar