A flexibilidade no trabalho continuará? Confira os próximos passos

9 de maio de 2023

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

De acordo com pesquisa realizada pelo LinkedIn no ano passado, 78% dos profissionais afirmam que a pandemia de Covid-19 fez com que passassem a querer mais flexibilidade no trabalho.

A escolha está ligada à necessidade de se ter um maior equilíbrio entre o lado profissional e a vida pessoal, além de envolver questões como produtividade, confiança e, por fim, melhora na saúde mental. 

A pesquisa aponta ainda que 23% dos colaboradores entendem que as mudanças fariam com que eles ficassem na empresa por mais tempo e, por fim, 30% admitem que já pediram demissão por falta de políticas flexíveis no último ano. Em suma, quase 40% já consideraram essa possibilidade no decorrer da carreira.

 

A importância da flexibilidade no mercado de trabalho

Por conta da Covid-19, muitos profissionais começaram a trabalhar de casa. Nesse sentido, a jornada dos funcionários melhorou bastante, já que eles passaram a ter maior liberdade na rotina e autonomia em suas tarefas.

Em suma, a versatilidade fez com que os colaboradores pudessem cuidar melhor da casa, da família, dos filhos e da saúde física e mental. Essa política mais flexível, quando aplicada pelas empresas, ajuda as pessoas a se organizar, sem se descuidar das demandas do trabalho.

 

Benefícios da flexibilidade no trabalho

  • Satisfação dos colaboradores
  • Maior produtividade
  • Bem-estar
  • Redução do estresse
  • Redução de custos para a empresa
  • Retenção de talentos
  • Realização das atividades em qualquer lugar

Tendências para 2023

Com a vacinação em alta, o mercado de trabalho passou por algumas mudanças. Atualmente, muitas empresas utilizam o modelo híbrido, ou seja, o colaborador trabalha de forma presencial, em média, duas vezes por semana.

Para esse ano, especialistas indicam que a flexibilidade no trabalho continuará em alta. Segundo a pesquisa Guia Salarial 2023, realizada pela empresa Robert Half, 43% dos candidatos preferem um trabalho que tenha versatilidade, ou seja, os dados indicam que a performance a distância vem se consolidando como uma forma de trabalho.

 

3 dicas para ser produtivo no home office

  • Evite distrações
  • Estabeleça limites na rotina de trabalho e pessoal
  • Organize-se 

Fique por dentro das novidades com o Amarelinho 

Além de encontrar novas oportunidades de trabalho, você também fica por dentro das últimas tendências do mercado de trabalho. Portanto, para não perder nenhuma atualização, acompanhe o Amarelinho no Facebook e Instagram

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar