De acordo com o levantamento realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em 2020, apenas 13,9% de mulheres trans e travestis possuem empregos formais no mercado de trabalho. Enquanto isso, os homens trans totalizam 59,4%.
O mercado de trabalho para pessoas trans é difícil, já que a falta de reconhecimento e de inclusão interferem na contratação desses profissionais.
Entretanto, a realidade deve mudar futuramente: há um projeto de lei (PL 144/21) que tem o objetivo de estimular as empresas a contratarem pessoas trans em troca de benefícios de incentivo fiscais.
Os desafios enfrentados por profissionais trans no mercado de trabalho
Falta de inclusão
Embora os programas de inclusão tenham avançado nos últimos anos, muitos deles ainda não atendem pessoas trans. Inclusive, o relatório da Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra), mostrou que 88% das pessoas acreditam que as empresas não estão prontas para a contratação de profissionais trans.
Falta de qualificação
Segundo o relatório do InfoReggae, 72% não completaram o ensino médio, enquanto apenas 0,02% chegam à universidade. Portanto, as empresas precisam oferecer novas oportunidades, como educação e estágios. Desse modo, as pessoas trans participam do mercado de trabalho.
Direitos reservados
Em decorrência do preconceito, muitas vezes os direitos são ignorados. Por exemplo: o nome social é trocado pelo de batismo, o pronome é utilizado de forma errada e o uso de banheiros sempre causa confusão.
Dicas para criar um ambiente inclusivo
- Utilize o nome e o pronome certo
- Ouça os profissionais trans
- Respeite a trajetória dos profissionais
- Reconheça o desempenho
- Participe de palestras sobre o mercado de trabalho para pessoas trans
- Treine a equipe
- Garanta o respeito
O Amarelinho ajuda você a encontrar uma recolocação no mercado de trabalho
No decorrer de nossa história, cerca de 83% das empresas já preencheram suas vagas com a gente. Dessa maneira, conte conosco para reencontrar um emprego que respeite o profissional. Cadastre o seu currículo em nosso site e prepare-se para voar mais alto!