Fique atento aos golpes de vagas falsas!

4 de julho de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Nos últimos meses uma onda de vagas falsas impactou milhares de pessoas. Com mensagens enviadas por SMS e WhatsApp, golpistas se passavam por grandes empresas, oferecendo propostas tentadoras e acabavam enganando trabalhadores que buscavam oportunidades de emprego. 

De acordo com levantamento feito pela PSafe, importante empresa de segurança cibernética, de setembro de 2021 até fevereiro de 2022, houve registro de mais de 600 mil vagas falsas.

O golpe de vagas falsas

Em uma abordagem inocente, o golpista impacta pessoas de todos os tipos, com uma mensagem de oferta de emprego tentadora. Caso a pessoa se interesse, é enviado um link para obter informações sobre a vaga e é quando o golpe acontece. A vítima é redirecionada para uma página, sendo solicitado o preenchimento de seus dados pessoais ou o download de algum programa que conseguirá acesso às informações como dados bancários, entre outras coisas.

 

Um exemplo de mensagem desse golpe:

Vagas falsas
Vagas falsas

Imagem de reprodução R7.com

Momento do país

O Brasil vive uma crise de desemprego. Contando com mais de 11 milhões de desempregados, o país se vê  em problemas quando o assunto é geração de empregos. Vagas falsas como essas são atrativas para as pessoas que se encontram nessa situação, e acabam atingindo principalmente as mais desamparadas pelo momento de desemprego.

Em quem confiar?

Desse modo, para evitar tais situações é necessário seguir alguns passos de segurança. Dessa forma, você estará confirmando a veracidade da vaga, além de retirar a possibilidade de dores de cabeças futuras. 

  • Pesquise sobre a empresa: veja se ela costuma fazer esse tipo de abordagem;
  • Questione: antes de clicar em qualquer link ou preencher formulários, faça perguntas para a pessoa que está te abordando;
  • Pesquise o número: tente pesquisar o número de telefone nos motores de buscas. Caso haja denúncias, ou seja, considerado SPAM, desconfie.

Em seguida, com esses passos simples, será mais fácil de confiar na abordagem ou perceber que se trata de um golpe.

Golpes similares ao das vagas falsas

Confira alguns outros golpes para se manter atualizado, principalmente no ambiente virtual.

FGTS

Uma situação parecida que vem afetando outros trabalhadores são os que envolvem saques extraordinários do FGTS. Os golpistas conquistam os dados das vítimas, por meio de links de sites maliciosos, SMS, redes sociais, aplicativos de mensagens ou e-mail. 

Obtendo apenas o CPF, RG e endereço, já conseguem acessar o aplicativo e roubar o dinheiro disponível na conta.

PIX

A transferência online não sai ilesa das fraudes realizadas pelos golpistas. Atualmente existem inúmeras maneiras criadas para enganar as pessoas, dentre elas estão.

  • Páginas e arquivos falsos para roubar dados;
  • “Falha” no Pix;
  • Falsas centrais de atendimento;
  • Falsos pedidos de familiares.

Em todos esses casos, é importante verificar bem a página, não passar informações para números ou perfis suspeitos e verificar o remetente dos e-mails.

WhatsApp

Por fim, um meio que também divulga vagas falsas, mas também pode ser invadido ou clonado. O mais popular aplicativo de mensagens do país, acaba sendo um grande espaço para os golpistas. É importante se manter atento aos links que clica ou perfis que conversa, muitas vezes não é o original. 

A invasão no WhatsApp, o golpista tem acesso a todas as suas informações, lista de contatos. Desse modo, é importante sempre checar quem é a pessoa que está te mandando mensagem ou até mesmo se está agindo de maneira suspeita.

Onde encontrar vagas reais?

Por fim, se você está procurando uma vaga real, e gostaria de um ambiente seguro para essa busca, acesse o site do Amarelinho! Com quase 40 anos de serviços, as vagas são comprovadas e garantidas pelas empresas.

Tá esperando o quê? Confira no nosso site a vaga que mais combina com o seu perfil e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar