IBGE anuncia vagas para o cargo de recenseador

10 de junho de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Uma ótima oportunidade para quem busca uma oportunidade de trabalho temporário. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas, até 15 de junho, para 48.535 vagas para o cargo de recenseador.

Os candidatos devem ter no mínimo o ensino fundamental completo. Dessa forma, terão uma remuneração por produtividade, baseada nos seguintes critérios: setor censitário, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), número de pessoas recenseadas, além de registro no controle da coleta de dados. Dessa maneira, é possível fazer um cálculo da estimativa do valor pelo próprio site do IBGE.

Para as novas vagas de recenseador, não está prevista uma prova, mas somente uma análise curricular. O candidato terá direito também aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

O contrato inicial será de três meses, com possibilidade de prorrogação. O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Recomenda-se que o profissional exerça uma jornada de trabalho semanal de, no mínimo, 25 horas. Ele também terá que participar integralmente de um treinamento.

Oportunidades de recenseador em São Paulo

As oportunidades estão disponíveis em todos os estados. São Paulo é onde há o maior número de posições: são 18.589 distribuídas por 635 municípios, das quais 5.426 estão disponíveis na capital.

De acordo com o instituto, trata-se de um edital complementar ao que já havia sido lançado em dezembro do ano passado, quando 183.021 vagas haviam sido abertas para a mesma função. Entretanto, nem todas as localidades apresentaram número suficiente de candidatos aprovados à época.

Uma boa notícia é que este edital complementar prevê a isenção do pagamento da taxa de participação, o que é um alívio, principalmente para candidatos que estão em situação de desemprego.

 

Sobre as inscrições para recenseador

As inscrições devem ser feitas online pelo site.

Nele, o candidato deve preencher um formulário e anexar cópias da sua documentação, como identidade e titulação acadêmica. O resultado final, com o nome dos aprovados, está previsto para o dia 30 de junho.

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar