Divulgadas as datas de inscrição para o Encceja 2022

2 de junho de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na última semana as informações para aqueles que desejam realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022). As inscrições estão abertas até o dia 4 de junho e poderão ser realizadas de maneira gratuita por meio do site oficial.

 

Mais detalhes do Encceja 2022

Para se inscrever, é necessário atender algumas exigências. A participação é voluntária e foca em jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada para cada etapa do ensino. Contudo, para fazer o exame, é preciso ter no mínimo 15 anos para concluir o Ensino Fundamental e 18 anos para finalização do Ensino Médio.

As provas vão acontecer no dia 28 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal. Além disso, é possível acessar em quais cidades acontecerá a prova no site do Encceja.

 

Novidade para este ano

Para 2022, o candidato que se inscreveu para o exame em 2020 e não compareceu, não precisará justificar a ausência para participar dessa edição. No entanto, aqueles que faltarem no dia da prova deste ano, precisarão justificar sua ausência caso queiram participar de um novo Encceja.

 

A importância de capacitação

Segundo a pesquisa PNAD Contínua, realizada pelo IBGE, os números de desemprego atingem muito mais trabalhadores que não possuem Ensino Médio completo. Como resultado, o levantamento indica que do total de desempregados, 24,4% não terminaram os estudos. Por outro lado, os profissionais que têm pelo menos essa fase da educação completa, correspondem a 30,2% dos empregados no país.

Esse é um tema que impacta também na remuneração dos trabalhadores. Assim sendo, os profissionais que não possuem instrução escolar recebem em média R$ 918,00. Já aqueles que possuem ao menos o ensino médio concluído, ganham um salário médio de R$ 1.223,00. 

Portanto, aproveite essa oportunidade! Acesse o site do Encceja e faça da sua capacitação uma prioridade para a vida profissional.

Banner Amarelinho

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias