Como identificar falsas vagas de emprego

26 de abril de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Falsas vagas de emprego podem ser devastadoras quando estamos atrás do tão sonhado lugar no mercado de trabalho. Geralmente essa é uma busca árdua e demanda muita dedicação e responsabilidade. Nesse sentido, é preciso ficar atento para não cair em falsas promessas e situações bastante complicadas. 

Hoje, podemos observar diversos tipos de golpes sendo aplicados através da internet e aplicativos de mensagens instantâneas. Contudo, também é possível usar esses mesmos meios para confirmar a veracidade das informações e não ser enganado.

 

Passo a passo para evitar falsas vagas de emprego

 

Veículos de credibilidade

Primeiro, para escapar das falsas vagas de emprego, busque empresas de confiança. Aqui no Amarelinho, por exemplo, cada vaga passa por um forte processo de verificação, tudo para oferecer oportunidades confiáveis para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Em geral, os golpes acontecem em situações onde não há confiabilidade e por meios duvidosos. Portanto, desconfie de propostas fora do comum.

 

Confirme os dados da empresa

Contudo, os golpistas estão cada vez mais ousados, criando diversas maneiras para tentar “passar a perna” em candidatos honestos, mas também fragilizados por conta da situação de desemprego. Sendo assim, quanto mais perguntas forem feitas e dados solicitados sobre a empresa contratante menos chances de sucesso eles terão. Questione qualquer ponto que te deixe com uma “pulga atrás da orelha”. Não se importe de parecer muito questionador, pois organizações sérias não têm nada a esconder e isso demonstrará que está empenhado para conquistar a vaga disponível.

 

Além disso, outro ponto importante é pesquisar rapidamente sobre a média salarial paga para o cargo a ser exercido, pois ofertas mirabolantes podem ser apenas um indício usado para “fisgar o peixe” (nesse caso, o trabalhador desatento). Pergunte sobre quais são as funções que o profissional vai desempenhar e também fique de olho no modelo de contratação, optando sempre por aqueles que lhe trazem garantias e fazendo-as valer em contrato. 

 

Fuja de condições ruins

Fique atento para as condições impostas para a ocupação da vaga. Evite as ofertas de trabalho vinculadas à necessidade de desembolsar dinheiro para realizar um período de experiência ou a fim de pagar um curso, supostamente necessário para conquistar a oportunidade. Essas são situações que não dão garantia alguma de vaga para o profissional.

 

A posição do Amarelinho em relação às falsas vagas de emprego

O jornal O Amarelinho preza por um ambiente transparente e de confiança mútua entre contratante e candidato. Sempre que tiver dúvidas, o profissional deve entrar em contato com a empresa, a fim de obter os devidos esclarecimentos. Além disso, quando encontrar oportunidades que não correspondam com a descrição das vagas disponíveis em nosso site, fale conosco, para podermos solucionar o seu problema.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar