Estudos revela alto índice de desemprego

12 de abril de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

O mercado de trabalho ainda vive situação instável no cenário atual do Brasil. O índice de desemprego segue elevado, em torno de 12,1 milhões de pessoas, e a pandemia, iniciada em 2020, complicou ainda mais o panorama de quem busca uma oportunidade de trabalho. 

 

Estagnação é uma das causas do índice de desemprego

 

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desempregados que estão fora do mercado há pelo menos dois anos saltou de 23,5% no primeiro trimestre de 2021, para 30,3% no final de fevereiro deste ano. 

Por outro lado, o lado positivo é que, no geral, o número de desempregados atingiu o patamar do período pré-pandêmico. A taxa, que chegou a atingir 14,7% em março de 2021, recuou para 11,4% em janeiro deste ano, número semelhante ao de 2019.

 

Capacitação 

 

No entanto, existem soluções para combater a inércia da busca pelo emprego e ingressar no mercado de trabalho. Não é apenas no dia a dia do trabalho que precisamos nos reinventar e apresentar soluções novas. Essa transformação precisa ocorrer ainda nas etapas do processo seletivo. 

Neste sentido, a capacitação é fundamental para todos que estão em busca de uma vaga. Oportunidades não faltam, pois, existem cursos, oficinas e palestras, muitos gratuitos, para profissionais que estão a fim de adquirir mais conhecimento e conhecer ferramentas para o expediente de trabalho.

 

Queda na renda é reflexo do alto índice de desemprego

 

Porém, há outro número que não anima muito os trabalhadores: a da renda média anual. De acordo com a Pnad Contínua, ela vem caindo desde maio de 2020. Apesar da estabilidade em relação ao levantamento realizado no último trimestre de 2021, o valor de R$ 2.511,00, relativo a fevereiro de 2022, representa uma queda de 8,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar

NO AMARELINHO VOCÊ CONSEGUE CONTATO DIRETO COM O EMPREGADOR.

Últimas Notícias