Pontos importantes na relação entre patrão e empregado

25 de fevereiro de 2022

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A relação entre patrão e empregado é muito importante para o vínculo empregatício. Porém, é preciso seguir alguns conceitos básicos para que nenhuma das partes saia lesada no final das contas. Então, hoje vamos abordar questões importantes para deixar claro o papel de ambos e como aproveitar melhor essas situações.

 

A base da relação entre patrão e empregado

 

A dinâmica entre patrão e empregado envolve um contratante e um prestador de serviços. Desse modo, a hierarquia está bem estabelecida para todos os envolvidos. No entanto, apesar dessa relação ser composta por superior e subordinado, existem direitos e deveres previstos em leis que ambas as partes devem cumprir. O objetivo dessas normas escritas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), quando se trata de emprego formal, é oferecer garantias e proteção para todos os envolvidos.

 

Dentre os direitos garantidos pelas leis trabalhistas estão o salário mínimo, limite de horas de trabalho por semana, adicional por hora extra, férias remuneradas e aviso-prévio, todos fundamentais para que os trabalhadores tenham a tranquilidade necessária para exercer sua função nas melhores condições.

 

Nesse sentido, para ter a melhor relação possível entre patrão e empregado, é necessário respeito mútuo. Apenas dessa maneira a relação será saudável e todos sairão ganhando. O patrão conseguirá extrair o melhor desempenho do funcionário que, por sua vez, agregará muito a sua carreira.

 

Tornando a relação patrão e empregado agradável para ambas as partes

 

Patrão

Cabe ao patrão entender os desafios que o funcionário enfrenta durante o dia a dia de trabalho e buscar maneiras de potencializar a sua performance. Pressionar de maneira desrespeitosa poderá ser prejudicial para todos no ambiente profissional e atrapalhar o desenvolvimento do empregado.

 

Empregado

Por outro lado, os funcionários devem estar dispostos a ajudar no crescimento da empresa. Pensando a longo prazo, é muito melhor para sua carreira estar em locais prósperos que possibilitem a geração de resultados positivos. Além disso, a boa relação entre patrão e empregado pode render indicações e cartas de recomendação muito valiosas para uma possível e futura recolocação no mercado.

 

Pronto para ingressar no mundo do trabalho?

Portanto, acesse o site do Amarelinho e confira as vagas disponíveis. Aqui você encontra diversas oportunidades para encontrar o seu espaço no mercado de trabalho. Basta cadastrar seu currículo em nosso site e entrar em contato com as vagas de seu interesse. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar