A vaga temporária pode ser uma grande oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada no dia 27 de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a taxa de desocupação no Brasil foi de 13,2%, de acordo com o trimestre fechado em agosto, o que representa 13,7 milhões de desempregados.
A importância de vaga temporária no mercado de trabalho
Para o próximo trimestre a ser pesquisado (setembro a novembro), há uma tendência de que esses indicadores sejam melhores, uma vez que se trata de um período marcado por muitas vagas temporárias. E o melhor: elas podem ser o passaporte para o emprego definitivo, já que dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) revelam que, na média, 22% desses profissionais são efetivados.
Para que essa transição se concretize, no entanto, cabe ao trabalhador se preparar adequadamente para as oportunidades. Dar o seu melhor no desempenho da função também pode ser um fator decisivo. É o que diz o palestrante, empreendedor e coach, Deferson Lima.
Dicas para quem deseja conquistar uma vaga
O especialista traz algumas dicas importantes para os profissionais que sonham em conquistar uma vaga temporária. E também para aqueles que desejam permanecer no competitivo mercado de trabalho após esta experiência. “É uma oportunidade de o trabalhador mostrar quem ele é, pessoal e profissionalmente, revelar suas competências e habilidades, independentemente do tempo de contrato de trabalho”, diz.
Lima acredita que o êxito em conquistar definitivamente a vaga temporária passa principalmente por questões atitudinais. “Hoje o mercado está bastante concorrido. Há diversos candidatos e muitos deles qualificados tecnicamente. Porém, aqueles que mostram estar alinhados com a cultura da empresa, dispostos a trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento interpessoal ganham pontos importantes e podem pavimentar o caminho para a efetivação”, afirma.
Entender essas exigências do mundo corporativo é um passo importante. Para cumpri-las, no entanto, o trabalhador deve colocá-las em prática, com muito foco, determinação e entrega total. Além disso, exercitar a sua inteligência emocional, sabendo falar e ouvir na hora certa. “São características que revelam um profissional dinâmico e pronto a seguir os processos internos da organização, para a qual desempenha o seu trabalho”, encerra Lima.
Autor: Claudinei Nascimento