Dicas de segurança para eletricistas

2 de dezembro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Eletricistas estão expostos diariamente a esses riscos e devem ter atenção durante o trabalho. Por isso, devemos redobrar a segurança no ambiente de trabalho em situações específicas. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, apontam que os números de acidentes de trabalho cresceram 40% de 2019 para 2020. Portanto confira algumas dicas para minimizar a chance desses acidentes durante o emprego.

 

Segurança no dia a dia de eletricistas

 

Utilização de EPI’s

Uma das maneiras mais eficientes de evitar acidentes no dia a dia de trabalho é com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Fazem parte desse grupo acessórios diversos, como óculos de segurança, capacete, luvas, protetores auriculares e roupas e calçados apropriados. Nesse sentido, a manutenção desses equipamentos é fundamental e, se preciso, a sua troca. Quando o assunto é segurança, é preciso evitar os riscos desnecessários.

 

Atenção ao ambiente de trabalho

Eletricistas precisam atuar nos mais diversos espaços. A variedade de locais é tanta, que muitos deles não são tão seguros. Por isso, a atenção tem que ser redobrada nesses ambientes. Escadas e fonte de energia precisam ser checadas antes da utilização das ferramentas, para evitar problemas maiores. É preciso sempre conferir se a tensão utilizada é compatível com os equipamentos e dispositivos. Desse modo, essa dica vale para todos os tipos de manutenção, como chuveiros e tomadas extras. 

 

Materiais corretos

Devemos evitar a improvisação a todo o momento. Quando cometemos esse tipo de erro, ficamos muito mais expostos a acidentes graves, mesmo que seja um ajuste simples ou uma tarefa cotidiana. Nesse sentido os acidentes geralmente acontecem quando estamos desprevenidos e relaxados.

 

Os equipamentos elétricos devem receber a mesma atenção. Nesse caso, devemos considerar a aplicação e os locais em que eles serão utilizados. A escolha de disjuntores, plugues e tomadas também precisa ser criteriosa. Dessa maneira, será possível evitar erros graves e se manter mais seguro durante o expediente.

 

Confira vagas para eletricistas em nosso site!

Aqui no Amarelinho você encontrará diversas oportunidades para entrar no mercado de trabalho. Fique atento, nós atualizamos nossas vagas semanalmente. Portanto, cadastre seu currículo no site. Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar