A busca por um emprego às vezes pode trazer surpresas. Além de termos como currículo e carta de apresentação, algumas oportunidades pedem também um portfólio. Mas, afinal, o que é isso? Calma! Continue a leitura que vamos explicar o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é um portfólio?
Um portfólio de trabalhos é a apresentação visual que reúne os melhores trabalhos que você já realizou, demonstrando suas experiência e habilidades em uma área específica de forma concreta. De certa forma, são complementares ao currículo, uma vez que podem deixar a candidatura mais relevante e interessante.
Portfólio digital
Hoje grande parte dos portfólios são digitais. Ou seja, são feitos e hospedados em sites específicos para este fim. É um formato versátil, acessível e fácil de criar e atualizar. Embora um portfólio não deva ser muito extenso, ele deve ter pelo menos peças suficientes para que o recrutador tenha uma clara noção das suas competências.
Além disso,
- Permite que você gerencie os trabalhos mais destacados;
- Evidencia quais são seus pontos fortes;
- É um reflexo da personalidade e da experiência profissional.
Porém, lembre-se: não basta ter. É preciso que você o mantenha atualizado. Logo, mostre sempre os trabalhos mais atuais e os conteúdos mais relevantes.
Mas eu preciso ter?
Em todos os setores, a competição é cada vez mais estressante e acirrada. Portanto, destacar suas realizações na prática é uma vantagem para se diferenciar de outros candidatos. Contudo, o portfólio não é uma exigência para todas as áreas. Se você é publicitário, jornalista, designer gráfico, fotógrafo, arquiteto, artista ou qualquer outro profissional que lide diretamente com criatividade, sim, você precisa de um portfólio. Alguns sites podem ajudá-lo de forma bastante simples. São eles: Behance, Cargo Collective, Clippings.me., Journo Portfolio e muitos outros.
Caso você não precise de um portfólio, capriche no currículo e na carta de apresentação com as nossas dicas e boa sorte!