Como se sair bem em um entrevista por telefone

25 de janeiro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Embora cada empregador tenha um processo de contratação diferente, muitos optam por uma entrevista por telefone para fazer a triagem inicial. Em muitos casos, sua entrevista será agendada com antecedência por e-mail ou telefone. Em outros, você pode receber um telefonema surpresa perguntando se está disponível para bater um papo. Normalmente, a entrevista é breve e o objetivo dos recrutadores é simples: determinar se você se encaixa na vaga e avaliar seu interesse no trabalho. 

 

É verdade que, na era do WhatsApp, a arte da entrevista por telefone se perdeu um pouco. No entanto, é uma habilidade que pode ser dominada rapidamente se você souber o básico – e se preparar para ela adequadamente. Portanto, antes de pensar sobre o que vestir para a entrevista ou praticar o seu marketing pessoal, aproveite as oportunidades especiais que essa etapa proporciona.

Dicas para a sua entrevista por telefone

Encontre um lugar tranquilo

Nada de cachorro latindo, carros buzinando ou barulho de televisão. Os ruídos podem, não só interromper, como comprometer seriamente a sua entrevista. Encontre um espaço tranquilo em casa ou no trabalho, onde você fique longe de distrações comuns como crianças, o cachorro ou o barulho do seu colega digitando. Lembre-se de ficar longe de tudo que possa a vir a interferir na sua concentração. 

 

Pratique a entrevista

Assim como em uma entrevista pessoal, treinar antes da entrevista ao telefone pode ser bem útil. Principalmente se você for uma pessoa tímida. Isso não apenas o ajudará a repetir as respostas a perguntas comuns de entrevistas por telefone, mas também o ajudará a perceber se você tem tiques, fala muito rápido ou muito devagar. Conforme vai praticando, você também terá uma ideia do que vai dizer. Sendo assim, isso fará com que suas respostas pareçam mais naturais.  

 

Quando chegar o momento, tenha por perto uma cópia do seu currículo e do anúncio da vaga. E não se esqueça também de ter à mão um lugar onde possa fazer anotações durante a entrevista. 

 

Pergunte quais são os próximos passos

Ninguém gosta de ficar no escuro depois de alguma etapa do processo seletivo, certo? Felizmente, você pode evitar isso. Reserve um momento no final da entrevista por telefone para perguntar quais serão as próximas etapas. Dependendo da empresa, pode ser um teste técnico ou uma nova entrevista, desta vez pessoalmente. Saber o que esperar não apenas o ajudará a se preparar para as eventualidades, mas também demonstrará seu interesse em permanecer na corrida para conquistar a vaga. 

 

Agora que você já sabe como se sair bem em uma entrevista por telefone, veja as vagas selecionadas aqui no Amarelinho. Uma delas pode ser sua!

 

Boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar