O que perguntar para o recrutador em uma entrevista de emprego?

3 de dezembro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Em uma entrevista de emprego você não deve se limitar a apenas responder as perguntas do recrutador. É preciso saber também o que perguntar. A saber, o objetivo da entrevista é conhecer os diferentes candidatos tanto em um nível pessoal quanto profissional. Portanto, tudo o que você faz conta. Sendo assim, não atue como se estivesse seguindo um roteiro pré-estabelecido. Você pode e deve fazer perguntas relacionadas ao trabalho e/ou a empresa. Além disso, ter dúvidas é visto como um sinal de interesse e uma atitude positiva pelos entrevistadores.

 

Lembre-se que é muito importante não interromper o entrevistador. Normalmente ele dará um momento para perguntas ao final da entrevista. Espero e siga as nossas dicas.

 

Veja o que pode perguntar e entenda o porquê das questões

 

Como será o processo seletivo daqui em diante?

 

Essa é a única maneira de saber quais são as próximas etapas do processo de recrutamento. Isso ajudará a saber se você pode ser chamado para uma dinâmica de grupo, ou entrevista com gestor direto. Além disso, se você for informado que receberá uma resposta dentro de uma semana e depois de um mês ainda não obteve o retorno, pode focar em outras oportunidades que sejam mais adequadas para você.  Leia mais no nosso texto “O recrutador sumiu? Saiba o que fazer nesses casos”.

 

Ficou alguma dúvida em relação à minha candidatura?

Não hesite em perguntar ao empregador se ele tem alguma dúvida sobre você. Essa é a sua chance de esclarecer pontos e de responder a quaisquer perguntas adicionais que ele possa ter. Fazer essa pergunta a ele também mostrará que você pode aceitar críticas e que deseja continuar aprendendo e melhorando. 

 

Quais são os desafios que a empresa enfrenta atualmente?

Ao fazer essa pergunta você mostra ao recrutador que se interessa pela empresa e está disposto a contribuir da forma que for possível dentro da sua área. Além disso, saber os desafios também serve para você já se situar a respeito do ambiente que pode encontrar. Isso será bastante útil caso o processo seletivo tenha outras etapas como uma dinâmica de grupo, por exemplo. 

 

Outras perguntas que você pode fazer

 

Qual é o objetivo atual da empresa?

Você tem sistemas de avaliação para seus funcionários? Em que consiste?

Quanto à vaga: essa é uma nova posição ou é para substituir uma pessoa?

Como está a empresa em relação ao setor em que atua?

Como é o relacionamento entre os funcionários da empresa?

 

Lembre-se de que existem muitas outras perguntas que você pode fazer ao seu recrutador. Tudo depende do cargo que deseja, da empresa e do rumo que a entrevista tomou. 

 

Leia também os nossos outros textos sobre o assunto: Veja como negociar o salário no processo seletivo e Dicas de linguagem corporal que ajudam na entrevista de emprego. E, claro, veja também as vagas disponíveis aqui no Amarelinho. 

 

Até a próxima!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar