O que perguntar para o recrutador em uma entrevista de emprego?

Gestão Portal o Amarelinho

, Empregos

Em uma entrevista de emprego você não deve se limitar a apenas responder as perguntas do recrutador. É preciso saber também o que perguntar. A saber, o objetivo da entrevista é conhecer os diferentes candidatos tanto em um nível pessoal quanto profissional. Portanto, tudo o que você faz conta. Sendo assim, não atue como se estivesse seguindo um roteiro pré-estabelecido. Você pode e deve fazer perguntas relacionadas ao trabalho e/ou a empresa. Além disso, ter dúvidas é visto como um sinal de interesse e uma atitude positiva pelos entrevistadores.

 

Lembre-se que é muito importante não interromper o entrevistador. Normalmente ele dará um momento para perguntas ao final da entrevista. Espero e siga as nossas dicas.

 

Veja o que pode perguntar e entenda o porquê das questões

 

Como será o processo seletivo daqui em diante?

 

Essa é a única maneira de saber quais são as próximas etapas do processo de recrutamento. Isso ajudará a saber se você pode ser chamado para uma dinâmica de grupo, ou entrevista com gestor direto. Além disso, se você for informado que receberá uma resposta dentro de uma semana e depois de um mês ainda não obteve o retorno, pode focar em outras oportunidades que sejam mais adequadas para você.  Leia mais no nosso texto “O recrutador sumiu? Saiba o que fazer nesses casos”.

 

Ficou alguma dúvida em relação à minha candidatura?

Não hesite em perguntar ao empregador se ele tem alguma dúvida sobre você. Essa é a sua chance de esclarecer pontos e de responder a quaisquer perguntas adicionais que ele possa ter. Fazer essa pergunta a ele também mostrará que você pode aceitar críticas e que deseja continuar aprendendo e melhorando. 

 

Quais são os desafios que a empresa enfrenta atualmente?

Ao fazer essa pergunta você mostra ao recrutador que se interessa pela empresa e está disposto a contribuir da forma que for possível dentro da sua área. Além disso, saber os desafios também serve para você já se situar a respeito do ambiente que pode encontrar. Isso será bastante útil caso o processo seletivo tenha outras etapas como uma dinâmica de grupo, por exemplo. 

 

Outras perguntas que você pode fazer

 

Qual é o objetivo atual da empresa?

Você tem sistemas de avaliação para seus funcionários? Em que consiste?

Quanto à vaga: essa é uma nova posição ou é para substituir uma pessoa?

Como está a empresa em relação ao setor em que atua?

Como é o relacionamento entre os funcionários da empresa?

 

Lembre-se de que existem muitas outras perguntas que você pode fazer ao seu recrutador. Tudo depende do cargo que deseja, da empresa e do rumo que a entrevista tomou. 

 

Leia também os nossos outros textos sobre o assunto: Veja como negociar o salário no processo seletivo e Dicas de linguagem corporal que ajudam na entrevista de emprego. E, claro, veja também as vagas disponíveis aqui no Amarelinho. 

 

Até a próxima!


Publicidade

Publicidade

Publicidade