Vídeo currículo: aprenda o que é e como fazer o seu

21 de janeiro de 2021

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

A competição acirrada no mercado de trabalho faz com que os candidatos inovem cada vez mais para chamar a atenção dos recrutadores. Nesse sentido, um vídeo currículo pode ajudá-lo a se destacar, desde que seja bem executado. Você encontrará muitas ferramentas na internet para criar facilmente currículos completos com um design bonito e adequado ao mundo profissional. Entretanto, tenha em mente que um vídeo currículo não é apenas sobre roteiro e técnica, mas também sobre a sua apresentação pessoal e experiências. 

 

Quando optar por esse tipo de currículo?

 

Um vídeo currículo pode destacá-lo para qualquer posição em que a criatividade seja fundamental.

 

Em algumas áreas esse formato é especialmente apreciado, tais como design, vendas e comunicação. Sendo assim, ele deve ser considerado para atender a dois objetivos principais: provar suas habilidades técnicas e sua capacidade de se comunicar com o público. Em ambos os casos, a qualidade do vídeo deve ser impecável.

 

As vantagens do vídeo currículo

 

Os recrutadores sempre querem verificar elementos que não ficam à mostra no papel como linguagem corporal, habilidades interpessoais, carisma e autoconfiança. Por meio do vídeo currículo, você tem a oportunidade de mostrar de cara todos esses elementos. É possível que o recrutador verifique até mesmo o nível de idioma do candidato e sua fluência oral.

 

No entanto, o objetivo principal de um vídeo currículo permanece o mesmo de um currículo em papel: obter entrevistas e conseguir um emprego. 

 

Como criar o seu

 

Tenha em mente que o vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração. Além disso, utilize plataformas ideias para isso como o YouTube e o Vimeo. Isso porque elas permitem o compartilhamento por meio de links, caso o candidato não queira deixar o vídeo currículo como público.

 

Aqui estão as etapas que você deve seguir:

 

  1. Verifique se a vaga aceita candidaturas por vídeo e se esse formato é adequado para a sua área de atuação;
  2. Escreva um script com uma apresentação (nome próprio, onde mora), experiências profissionais, competências, habilidades, informações adicionais e contato; 
  3. Grave o currículo utilizando equipamentos adequados para isso. Filme com a câmera na horizontal para que a amplitude visual seja maior e evite o modo selfie. O enquadramento deve ser feito do busto ou da cintura para cima;
  4. Edite o vídeo;
  5. Envie seu vídeo currículo.

 

Viu como não é difícil? Agora é só preparar o seu e aumentar as chances de contratação. Confira as vagas selecionadas aqui no Amarelinho e boa sorte!

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar