Você sabe o que é um profissional freelancer? Entenda.

A rotina em escritório não te agrada? Então você já tem algo necessário para se tornar um profissional freelancer. Brincadeiras à parte, esse é um mercado que cresceu significativamente nos últimos anos. O termo em inglês designa aquele que trabalha por conta própria, prestando serviços para empresas ou pessoas físicas de maneira autônoma. 

 

O freelancer se distingue do trabalhador pelo fato de não existir qualquer vínculo de subordinação entre ele e a empresa cliente. Na verdade, o freelancer é livre para trabalhar para diferentes empresas ou, ainda, guiar seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

 

Criar, desenvolver e se estabelecer como freelancer é um desafio para a maioria das pessoas. A saber, esse profissional também é um verdadeiro empresário, uma vez que capitaliza seu trabalho e passa a ser seu próprio empregado. Ele é o único tomador de decisões, mas deve se adaptar às demandas de seus clientes e do mercado como qualquer outra empresa.

 

Prós e contras de ser um freelancer

Trabalhar como freelancer traz muitas vantagens. Você tem total autonomia quanto à organização do seu trabalho. Pode escolher seu horário de trabalho, bem como a quantidade de tarefas que deseja realizar. A remuneração também pode ser definida caso a caso, de acordo com cada cliente. Portanto, a renda costuma ser bastante variável.

 

O grande desafio do trabalho freelancer é estar sozinho na gestão das diversas funções de uma atividade comercial. Dessa forma, ele deve ser capaz de gerenciar produção, contratos legais, marketing, vendas, finanças, contabilidade sem necessariamente ser qualificado em todos esses campos.

 

Obviamente, é possível contar com ajuda externa, por exemplo, um advogado para redigir contratos ou um contador para gerenciar as finanças. No entanto, o freelancer deverá arcar com os custos gerados por tais serviços. Outro ponto que necessita de atenção é sempre o risco que um freelancer corre de ficar sem trabalho. Por isso é importante ter o máximo de disciplina se você deseja começar a trilhar uma carreira por conta própria. Outro ponto importante ter uma ampla lista de contatos e ter boas habilidades de networking para conseguir boas oportunidades.

 

Não deixe de conferir os nossos outros textos que podem te interessar: “Descubra maneiras de melhorar a memória“, “Sua personalidade pode guiar sua vocação“, “MEI: Dispensa de alvará já está em vigor. Veja os detalhes“. 

Até a próxima!


Publicidade

Publicidade