Entenda a importância de falar um segundo idioma

Falar um segundo idioma é essencial no atual mercado de trabalho. Além de reforçar o seu currículo, inegavelmente consiste em uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Nesse sentido, aprender novas línguas representa um valor agregado a longo prazo na sua bagagem profissional. 

 

Naturalmente, quando falamos em um segundo idioma, a maioria das pessoas pensa logo no inglês, uma vez que a influência desse idioma vem crescendo há vários anos devido à globalização. Entretanto, o espanhol continua sendo o segundo idioma mais falado no mundo, e por sua proximidade com o português, pode ser mais fácil aprendê-lo. Tudo depende do setor em que você atua. 

 

Mesmo que você não use um segundo idioma diariamente no seu trabalho, o fato de dominá-los sempre será um diferencial no seu currículo.

 

Por que aprender um segundo idioma?

Estudar uma nova língua é frequentemente visto como um sinal de interesse e adaptabilidade. Dessa forma, tem efeitos positivos sob o intelecto, a criatividade e até a autoconfiança. Quaisquer que sejam as suas ambições profissionais, você só tem a ganhar. 

 

Além disso, um estudo publicado em 2011 pela Academia Americana de Neurologia mostrou que aprender novos idiomas ajuda a “proteger” nossas memórias, mesmo depois de adultos, diminuindo os riscos de ter Alzheimer ou demência.

 

Como progredir no aprendizado?

A dica aqui é não encarar o aprendizado de um novo idioma como uma difícil tarefa. Divirta-se! Assim será muito mais fácil adaptá-lo à sua rotina e progredir de maneira eficaz. Procure dedicar, no mínimo, meia hora todos os dias para estudar e absorver o máximo possível do novo idioma. Comece treinando o vocabulário, com coisas simples. Não tenha medo de voltar a ser criança. Deixe de lado a vergonha e se permita errar.

 

Além disso, ouvir e ler são fundamentais para progredir em qualquer idioma. Por exemplo, comece com livros infantis, se você é iniciante. O mesmo vale para músicas e filmes. Tente ouvir aquela que você gosta e ir anotando palavras que identificou na letra. Quanto aos filmes e séries, tente prestar atenção à pronúncia e às expressões ditas. 

 

Mas talvez o melhor conselho seja: pratique! Sem dúvidas, é possível entender um idioma sem, necessariamente, saber como se comunicar nele. Entretanto, lembre-se que ser capaz disso fará toda a diferença no mercado de trabalho. Portanto, fale sozinho, com aquele seu amigo, com os seus parentes ou com desconhecidos na internet. Assim, você vai praticando e adquirindo o máximo de conhecimento possível.


Publicidade

Publicidade

Publicidade