Entenda a importância de falar um segundo idioma

13 de outubro de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Falar um segundo idioma é essencial no atual mercado de trabalho. Além de reforçar o seu currículo, inegavelmente consiste em uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Nesse sentido, aprender novas línguas representa um valor agregado a longo prazo na sua bagagem profissional. 

 

Naturalmente, quando falamos em um segundo idioma, a maioria das pessoas pensa logo no inglês, uma vez que a influência desse idioma vem crescendo há vários anos devido à globalização. Entretanto, o espanhol continua sendo o segundo idioma mais falado no mundo, e por sua proximidade com o português, pode ser mais fácil aprendê-lo. Tudo depende do setor em que você atua. 

 

Mesmo que você não use um segundo idioma diariamente no seu trabalho, o fato de dominá-los sempre será um diferencial no seu currículo.

 

Por que aprender um segundo idioma?

Estudar uma nova língua é frequentemente visto como um sinal de interesse e adaptabilidade. Dessa forma, tem efeitos positivos sob o intelecto, a criatividade e até a autoconfiança. Quaisquer que sejam as suas ambições profissionais, você só tem a ganhar. 

 

Além disso, um estudo publicado em 2011 pela Academia Americana de Neurologia mostrou que aprender novos idiomas ajuda a “proteger” nossas memórias, mesmo depois de adultos, diminuindo os riscos de ter Alzheimer ou demência.

 

Como progredir no aprendizado?

A dica aqui é não encarar o aprendizado de um novo idioma como uma difícil tarefa. Divirta-se! Assim será muito mais fácil adaptá-lo à sua rotina e progredir de maneira eficaz. Procure dedicar, no mínimo, meia hora todos os dias para estudar e absorver o máximo possível do novo idioma. Comece treinando o vocabulário, com coisas simples. Não tenha medo de voltar a ser criança. Deixe de lado a vergonha e se permita errar.

 

Além disso, ouvir e ler são fundamentais para progredir em qualquer idioma. Por exemplo, comece com livros infantis, se você é iniciante. O mesmo vale para músicas e filmes. Tente ouvir aquela que você gosta e ir anotando palavras que identificou na letra. Quanto aos filmes e séries, tente prestar atenção à pronúncia e às expressões ditas. 

 

Mas talvez o melhor conselho seja: pratique! Sem dúvidas, é possível entender um idioma sem, necessariamente, saber como se comunicar nele. Entretanto, lembre-se que ser capaz disso fará toda a diferença no mercado de trabalho. Portanto, fale sozinho, com aquele seu amigo, com os seus parentes ou com desconhecidos na internet. Assim, você vai praticando e adquirindo o máximo de conhecimento possível.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar