“Perdi meu emprego em plena pandemia. E agora?”

10 de junho de 2020

Escrito por: Gestão Portal o Amarelinho

Perder o emprego é sempre uma experiência estressante. Durante uma pandemia, então, é ainda mais importante manter a calma e a situação sob controle, já que pode se tornar difícil fazer milagre com as suas finanças. Se você é um dos milhões de brasileiro que estão nessa situação devido ao surto de coronavírus, existem recursos que você pode aproveitar até poder trabalhar novamente. “Sempre afirmo que é com os tombos que aprendemos a andar. Por isso, é hora de buscar uma reestruturação financeira, para atravessar esse período e, posteriormente, estar prevenido para imprevistos”, explica o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos.

 

O que fazer se você perdeu o emprego

 

Descubra se você pode receber o auxílio emergencial do governo 

Este é um momento extremamente difícil para todos os brasileiros, principalmente para aqueles que tiveram o seu ganha pão afetado diretamente pela pandemia. Por isso, o governo brasileiro instituiu o auxílio emergencial de R$ 600,00 a trabalhadores informais e de baixa renda, microempreendedores individuais e também contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo dados oficiais, 59 milhões de brasileiros já foram aprovados para receber o auxílio. Visite o site da Caixa Econômica para obter mais informações e veja como se inscrever.

Revise o orçamento e tente reduzir as despesas

Se você ainda não fez um orçamento, agora é um bom momento. Examine suas despesas mensais e encontre maneiras de reduzir suas despesas. Você precisará continuar pagando contas como serviços públicos e mantimentos, mas outras despesas adicionais, aquelas não cruciais para a sobrevivência de você ou de sua família – assinatura de serviços de streaming, por exemplo – podem ser cortadas enquanto o desemprego durar. “Desde cafezinho até parcela da casa própria, nada deve passar despercebido. Em caso de dívidas e parcelamentos, esses devem ser também somados”, sugere Domingos. Se necessário, conte com a ajuda de planilhas e aplicativos financeiros para calcular melhor os gastos. 

Veja as ofertas de emprego

Mesmo com essa situação, existem empresas que estão contratando. Comece a procurar um novo emprego, veja o que está disponível tanto na sua área quanto em outras relacionadas. Caso seja necessário, atualize o seu currículo. Se não houver muita demanda para o que você faz atualmente, talvez seja necessário aprender algumas novas habilidades que estão sendo procuradas. Isso não significa que você precise voltar para a faculdade ou gastar muito dinheiro. Existem muitos sites gratuitos ou de baixo custo que ensinam novas habilidades como Senac e Udemy. “Lembre-se de que as oportunidades geralmente aparecem para quem está atrás delas. Esqueça o desânimo, levante a cabeça e olhe para o futuro e não se esqueça de sonhar”, complementa Domingos.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre ,

Outros conteúdos que você pode gostar