Onde estão as vagas neste início de ano?

23 de janeiro de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Empresas estão otimistas em relação às contratações. Saiba quais são os setores de atuação que se destacam e as funções mais requisitadas pelas organizações neste início de ano.

 

Ano novo, emprego novo. Por que não? Muitas empresas esperam este momento de transição para renovar o seu quadro de funcionários e buscar profissionais que as ajudem a alcançar os resultados planejados para 2020.
Prova disso é que esta edição do Amarelinho vem recheada com milhares de vagas, com destaque principalmente para os seguintes setores  e funções:  Beleza (cabeleireiros, depiladoras e manicures), Gastronomia (auxiliares, ajudantes de cozinha e cozinheiros), profissionais de ofício (eletricistas, marceneiros, mecânicos, pintores etc), Telemarketing (operadores), Têxtil (costureiras), Transporte (motoboys e motoristas) e Vendas.  

 

Otimismo 

Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup, realizada com 850 empregadores e divulgada no final do ano passado, confirma o momento de otimismo para novas contratações. O índice ficou em +9%, crescimento de 2 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano anterior.  Do total de empresários brasileiros pesquisados, 16% pretendem aumentar sua força de trabalho, 7% planejam reduzir a equipe e 75% não preveem grandes mudanças para o período. Em relação ao levantamento anterior, houve um crescimento de 5 pontos percentuais dos que não preveem mudanças e pretendem aguardar a melhora do cenário econômico para a tomada de decisão. “Este otimismo moderado deve ser comemorado, pois traz indícios de que o empresariado acredita na recuperação econômica ainda neste ano”, diz Wilma Dal Col, diretora da ManpowerGroup.

Wilma Dal Col, diretora da Manpower

Os segmentos que mais contribuirão para o resultado positivo são os de Agronegócio (e todas as áreas que o envolvem, como logística e transporte, agricultura, pesca e mineração), Serviços e Comércio. Entretanto, independentemente da época do ano, outro estudo da Manpower destaca que há uma escassez de talentos em algumas áreas, razão pela qual alguns profissionais são sempre requisitados, como representante de vendas, motoristas, profissionais de ofício (eletricistas, soldadores e mecânicos), suporte administrativo (assistentes, recepcionistas), técnicos em geral, operadores de produção e de máquinas e profissionais da Tecnologia da Informação, Finanças e Contabilidade. “É importante que o trabalhador entenda as movimentações de mercado, até mesmo para que sua busca por uma vaga seja mais direcionada, além de receber subsídios até para uma necessária mudança de carreira”, acrescenta Wilma. 

 

Oportunidades diversas 

De acordo com Angelina Vinci, gerente de unidade da Luandre, neste início de ano há oportunidades em todos os setores de atuação, mas alguns segmentos, como o Turismo, se destacam por conta de alguns fatores pontuais, em razão das atividades relacionadas ao período de férias. Porém, se o número de oportunidades se intensifica no início do ano pois, para muitos, é tempo de renovação, é natural também que, neste período, haja uma procura mais intensa por parte dos candidatos. “Nossas unidades recebem diariamente, no início de janeiro, cerca de 1.000 candidatos, principalmente para as áreas administrativa (assistentes, analistas e cargos de gestão), de produção (operadores e auxiliares) e técnicos.” 

Diante dessa concorrência, Angelina lembra que é muito importante que o candidato detalhe suas experiências e competências de forma clara e objetiva e, ao submeter seu currículo a uma posição, ele deve ficar atento as exigências da vaga, se ela realmente está direcionada ao seu perfil profissional. “Ao se apresentar em uma entrevista, esteja alinhado às expectativas da empresa e traga à tona sua bagagem profissional em discurso formal, evitando gírias ou comportamentos inadequados. As oportunidades existem para todos, basta bom preparo e força de vontade”, acrescenta. 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar