Início de ano é época propícia para buscar vaga de estágio

23 de janeiro de 2020

Escrito por: Claudinei Nascimento

Estimativa é que milhares de oportunidades sejam oferecidas pelas empresas entre os meses de janeiro e março.

 

Para quem busca uma vaga de estágio, a hora é agora. Como muitos estudantes se formaram no final do ano passado, automaticamente as oportunidades são renovadas e há um aumento significativo de posições nesta época. 

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) trabalha com a perspectiva de abrir 85 mil vagas entre janeiro e março. Para Leonardo Filenti, supervisor do CIEE na Capital de São Paulo, para serem bem-sucedidos nos processos seletivos, os estudantes devem se ater à valorização de competências comportamentais pelas empresas, como o bom relacionamento interpessoal, respeito à diversidade e foco no ambiente de trabalho. “Ações voluntárias, cursos de capacitação, idiomas e intercâmbio não substituem a experiência profissional, mas demonstram abertura para o conhecimento, o que é bem visto pelas organizações”, complementa.  

Dados do Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) reforçam o primeiro trimestre como período propício para o estágio. A previsão é que sejam abertas 44.600 vagas, aumento de 14,1% em relação ao mesmo período de 2019. Analista de recrutamento e seleção do NUBE, Mariane Lisboa lembra que procurar uma chance nas férias escolares é uma boa estratégia, pois muitos candidatos se concentram no lazer e há uma redução na concorrência. A especialista define ainda a boa comunicação, foco no uso correto da Língua Portuguesa, busca pelo capacitação constante e a demonstração de interesse como fundamentais para ser bem-sucedido na seleção. “O estágio é fundamental para estabelecer uma carreira de sucesso“, diz Mariane.  

 

Aluna de Jornalismo, Giovanna Cavalli acaba de conquistar uma vaga

Consciência
Giovanna Cavalli, 22 anos, sabe bem da importância do estágio para o desenvolvimento profissional. Por isso,  a procura por uma vaga começou ainda quando cursava o primeiro ano do curso de Jornalismo. De lá para cá, já teve uma experiência em uma empresa do setor de Moda e acaba de ser contratada pela agência Noticiando, onde atuará na área digital. “Quero aprender muito para ampliar meus horizontes”, diz ela, hoje no terceiro ano da faculdade.  

Antes de ser aprovada, Giovanna pesquisou sobre a empresa, a fim de entender se o perfil organizacional estava alinhado às suas expectativas. E estava. “Em poucos dias, é possível perceber que a cultura da empresa é incrível”, comemora a estudante, para quem o segredo em alcançar êxito profissional é nunca parar. “Pretendo me aperfeiçoar continuamente.”
Quem também acumula duas experiências de estágio é o estudante do quinto semestre de Publicidade e Propaganda, Guilherme da Conceição Araújo, 21 anos, que hoje atua na área comercial de uma empresa de consultoria de TI. “Busco ser organizado, mostrar iniciativa, trazer resultados e dar o meu melhor para que a empresa cresça cada dia mais”, finaliza. 

 

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar