Instituições fazem alerta sobre os riscos envolvidos no trabalho infantil

22 de julho de 2019

Escrito por: Claudinei Nascimento
Dados do IBGE mostram que ainda existem aproximadamente 2,5 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, trabalhando de maneira irregular no Brasil em setores como Agricultura, Comércio, Indústria, Construção Civil e mesmo em residências.  
Para discutir este problema, instituições como o Ministério Público do Trabalho (MPT), OAB, Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil elaboraram, neste mês, uma nota conjunta, alertando para os riscos que envolvem o trabalho infantil.
Paralelamente,  o MPT lançou a campanha “Toda Criança é Nossa Criança. Diga não ao Trabalho Infantil” (https://youtu.be/icS26HkLDjk), com o propósito de eliminar crenças antigas como “é melhor trabalhar do que roubar” ou “eu trabalhei quando criança e não foi ruim”.
Para o procurador do trabalho e vice-coordenador da Coordenadoria de Erradicação do Trabalho Infantil (Coordinfância), Ronaldo Lira, é fundamental que sejam realizadas ações de prevenção para conscientizar toda a sociedade de que o trabalho infantil impede uma infância saudável e o bom desenvolvimento educacional dessas crianças e adolescentes.
Ele também discorda que o trabalho infantil possa trazer autonomia e responsabilidade para os menores. “Isto é uma lenda. Esses valores devem vir dos pais e da escola. Essa justificativa não pode servir como apoio à exploração da mão de obra infantil”, diz.
Para o procurador, apesar de, muitas vezes, a força de trabalho infantil ajudar a complementar a renda familiar, em geral, ele é desenvolvido em ambientes pouco saudáveis, com trabalhadores expostos a riscos, o que só ajuda a reforçar o subemprego. Não dá para construir um país justo, se forem mantidas situações como esta”, afirma.
Aprendizagem
Mesmo admitindo que a erradicação está longe de ser alcançada, Lira acredita que o cenário atual é positivo, se comparado às décadas anteriores, quando o Brasil já teve o dobro de crianças e adolescentes explorados de maneira irregular. Ele cita caminhos que precisam ser trilhados para melhorar ainda  mais a situação. Um deles passa por oferecer legalmente a oportunidade de aprendizagem a jovens a partir dos 14 anos. “Nesta modalidade, eles têm uma carga menor de trabalho, sem prejuízo à vida escolar. Mas começar a trabalhar, após a conclusão do ensino médio, seria o melhor dos mundos”, explica.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar