Falta de domínio do Português reprova jovens

Kazuhiro Kurita

, Empregos

Helenice Resende diz que os testes são on-line, mas muitos têm dificuldades.

A Língua Portuguesa se tornou a grande vilã na busca por uma vaga no mercado de trabalho, segundo levantamento do NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágios. O estudo foi realizado com mais de nove mil participantes, que fizeram um ditado com 30 palavras usadas no dia a dia. Caso a pessoa cometesse mais de sete erros era eliminada. Pouco mais da metade (50,3%) apresentaram um desempenho abaixo do permitido na avaliação.

A recrutadora Helenice Resende lembra que cada vez mais o domínio das habilidades linguísticas é cobrado em entrevistas. Uma das competências básicas exigidas pelas empresas é a comunicação, para que o colaborador consiga dialogar corretamente com seus colegas e clientes, gerenciar negociações ou transmitir informações com clareza.

Para Helenice, independentemente da área de atuação, essa habilidade é imprescindível. “O domínio do português é exigido para todos os cargos. Mesmo em ambientes onde a comunicação é pouco utilizada, clareza, coesão, objetividade e coerência são essenciais”, alerta.

Para melhorar o nível de conhecimento gramatical, a recomendação da orientadora é que se leia livros, revistas e jornais com frequência. “Fique atento quanto ao acesso exagerado a conteúdos informais, como os das redes sociais, pois podem provocar confusão. Além disso, quando visualizar ou ouvir uma palavra nova, pesquise, pois isso contribuirá para o enriquecimento do seu vocabulário”, ensina a recrutadora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade