Falta de domínio do Português reprova jovens

22 de abril de 2019

Escrito por: Kazuhiro Kurita

Helenice Resende diz que os testes são on-line, mas muitos têm dificuldades.

A Língua Portuguesa se tornou a grande vilã na busca por uma vaga no mercado de trabalho, segundo levantamento do NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágios. O estudo foi realizado com mais de nove mil participantes, que fizeram um ditado com 30 palavras usadas no dia a dia. Caso a pessoa cometesse mais de sete erros era eliminada. Pouco mais da metade (50,3%) apresentaram um desempenho abaixo do permitido na avaliação.

A recrutadora Helenice Resende lembra que cada vez mais o domínio das habilidades linguísticas é cobrado em entrevistas. Uma das competências básicas exigidas pelas empresas é a comunicação, para que o colaborador consiga dialogar corretamente com seus colegas e clientes, gerenciar negociações ou transmitir informações com clareza.

Para Helenice, independentemente da área de atuação, essa habilidade é imprescindível. “O domínio do português é exigido para todos os cargos. Mesmo em ambientes onde a comunicação é pouco utilizada, clareza, coesão, objetividade e coerência são essenciais”, alerta.

Para melhorar o nível de conhecimento gramatical, a recomendação da orientadora é que se leia livros, revistas e jornais com frequência. “Fique atento quanto ao acesso exagerado a conteúdos informais, como os das redes sociais, pois podem provocar confusão. Além disso, quando visualizar ou ouvir uma palavra nova, pesquise, pois isso contribuirá para o enriquecimento do seu vocabulário”, ensina a recrutadora.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você também vai gostar...

Publicidade ba
Mais conteúdos sobre

Outros conteúdos que você pode gostar